domingo, outubro 26, 2008

10 vilões memoráveis

Resposta ao desafio que me foi lançado pelo Sam, fazendo a minha lista de 10 vilões memoráveis, tendo em conta duas regras: a lista deve conter cinco homens e cinco mulheres, e os vilões não podem ser nem de filmes de animação nem de filmes de ficção-científica (ahh Darth Vader e Imperador, lamento mas terão de ficar de fora...).

Sem qualquer ordem de preferência:



Hannibal Lecter, de "Silence of the Lambs"






Enorme interpretação de Hopkins, criando um vilão arrepiante e verdadeiramente aterrorizador, pela sua presença e inteligência. Um dos grandes vilões, sem dúvida.



John Doe, de "Se7en"




Subtil, ausente mas ao mesmo tempo sempre presente... grande interpretação de Kevin Spacey, num vilão calmo, controlado... que vai até onde é necessário para atingir os fins. Arrepidante, com aquele final.





Joker, de "The Dark Knight"



Demente, imparável, irracional... mas ao mesmo tempo o grande maestro de todo o filme. Interpretação memorável de Ledger (que nos abandonou cedo demais), perfeita em todos os aspectos, criando um vilão no mínimo icónico.





Frank Booth, de "Blue Velvet"





Clássico e com algumas das cenas mais arrepiantes que jamais vi (aquela máscara...), um vilão com indice de malvadez e de perversão que rebenta a escala.





Tony Montana, de "Scarface"



Não resisti. Não é propriamente o vilão... mas também não é propriamente o herói. No final, Tony Montana acaba talvez por ser apenas o vilão na sua própria história, naquele final inevitável mas tão poderoso (o plano final é dos melhores que jamais vi)... Interpretação MONUMENTAL de Al Pacino. Verdadeiramente monumental.





Annie Wilkes, de "Misery"



Obcecada, arrepiante (sim, este é de todos os posts feitos até hoje o que mais vezes integra a palavra "arrepiante"... e ainda não acabei de escrever...), mas com tiques de mulher simples e adorável. Interpretação espectacular de Kathy Bates, num papel de fã obcecada nada abaixo de icónico. Muitos escritores (e não só) devem ter pesadelos com este filme.





Elle, em "Kill Bill"



Estilo. Puro estilo. A voz, a aparência... o estilo desta vilã, a forma como assobia a Twisted Nerve no hospital, a forma como lê do seu bloco de notas enquanto o irmão de Bill morre ao seu lado... e aquela pala no olho. Das vilãs com mais estilo do cinema, numa Daryl Hannah num papel que lhe assenta que nem uma luva.





Richie Cusack, de "A History of Violence"



Começo a ficar sem vilãs... mas paciência. Realmente há mais vilões que vilãs (eu queria pôr aqui a madrasta da Branca de Neve, mas a regra não deixa). Ora bem, a meu ver é assim: William Hurt é dos maiores actores de sempre. É tão simples quanto isso. Tenho por ele uma preferência, a sua presença fascina-me, e o home tem o dom de em apenas cinco segundos me pôr à beira das lágrimas (algo que fez verdadeiramente perto do final de "Into the Wild"). E este seu vilão é absolutamente espectacular. Aparece apenas nos últimos minutos do filme, mas é uma presença de uma intensidade, de um poder enorme. Transpira maldade, frieza... Uma grande interpretação, um vilão espectacular.



Catwoman, de "Batman Returns"



Também das vilãs com mais estilo do cinema. Fascinante (sim, creio que é a palavra mais adequada...), mas ao mesmo tempo ameaçadora. Faz o que faz por si e por mais ninguém, causando muitos problemas ao homem morcego. Clássica interpretação de Michelle Pfeiffre que transpira... erm... pois, transpira muita coisa. Naquele fato de cabedal também era previsível.


Bruce, em "Jaws"



Sim, o tubarão tinha um nome. Escolha estranha, sim, mas é de facto dos vilões mais assustadores da Sétima Arte. Spielberg consegue dar ao animal uma personalidade, uma presença. E há momentos que são verdadeiramente aterrorizadores... quer seja o terror de saber que o vilão está lá, mas não é visível, quer o terror de o vilão estar lá em todo o seu esplendor.




Passo o desafio a:


Alternative Prison
Grandes Planos
CINEdrio
Royale With Cheese
In a Lonely Place

12 comentários:

Sam disse...

O Bruce, do JAWS, é que nunca me passaria pela memória :)

Excelente lista, Gonçalo.

Cumps. cinéfilos.

Gonçalo Trindade disse...

O Bruce vai um pouco contra as regras, mas não resisti mesmo :p. Obrigado pelo elogio e pelo excelente desafio e espero que não te importes que tenha retirado do teu blogue aquela imagem do Richie... mas era tão perfeita que não resisti :)

Cumps. cinéfilos

Sam disse...

Gonçalo,

não considero a inclusão do Bruce como indo contra as regras - afinal de contas, o filme não é animação nem ficção-científica e o "bicho" sempre foi baptizado de Bruce...

É claro que não me importo nada :)

Abraço.

Loot disse...

Ah também te lembraste do Frank Booth, excelente maníaco ;)

O Bruce é um bacano não é nada um vilão :P

Já tinha ideia para fazer uma lista por isso não vai cumprir estas regras e meti 25 vilões nela :S

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Sam: Também achei que não, e por isso é que achei uma óptima escolha. Masculino, vilão, género de filme... e é mesmo dos meus vilões favoritos, sempre que revejo o filme assusto-me imenso. Ainda bem que não te importas, era mesmo uma imagem perfeita :). Para um grande vilão... mas o William Hurt é o William Hurt...

Loot: Foi logo dos primeiros que me lembrei :D. Adoro o filme, e acho o vilão espectacular. Um maníaco excelente, como dizes.

O Bruce se te aparecesse a ti ou a mim na Costa da Caparica ou assim não era um bacano de certeza :p. A nossa esperança média de vida diminuia logo exponencialmente.

Mesmo assim acho uma excelente ideia, e é óptimo que a vás dividindo por posts. Cria mais suspense :D. Vou acompanhar, obviamente.

Um abraço a ambos

C. disse...

Lista demasiado actual... onde estão os grandes vilões de outrora? ;)

Gonçalo Trindade disse...

Verdade... até me sinto inculto por ver que não há ali vilões muito clássicos : /. Tenho de me dedicar aos grandes clássicos, melhorar a minha cultura. Faltam ali vilões (o Jack Nicholson do Shining enfim... punha-o ali se fossem mais...). Espero que tanto tu como o resto dos amigos da blogoesfera possam ajudar no meu crescimento, como sempre ajudaram.

Ah, e bem-vinda de volta mais uma vez!! :D

C. disse...

Obrigado! Sou capaz de fazer, um dia destes, uma listagem só com clássicos para equilibrar ;)

Crystalline disse...

bela lista! não sei quem colocaria! :)

Gonçalo Trindade disse...

Blues: Ficarei à espera da tua lista, até porque o desafio também te foi lançado a ti e quero mesmo ver as tuas escolhas :)

Crystalline: Normal, eu tive dificuldade em fazer as escolhas... mas lá se acaba sempre por fazer uma lista :p

C. disse...

Não encontrei ninguém que me tivesse passado o desafio (também é verdade que estava "adormecida"). Ainda assim, já está a ser tratado ;)

Gonçalo Trindade disse...

O Sam do Keyzer Soze's (não dá para aceder ao blogue dele pelo perfil) tinha-te passado, por isso tens mesmo de responder :D. Estou bem curioso para ver a tua lista