domingo, outubro 05, 2008

Entretenimento desequilibrado



"Burn After Reading" é humor Coen. Personagens simples com atutudes idiotas, uma história que não mostra piedade perante os que nela entram... humor negro. Ainda assim, não é nenhum "Fargo", mas também não é nenhum "Crueldade Intolerável". Está algures ali no meio, mas com o estilo característico... talvez um pouco mais relaxado e suprimido, mas está ali.

O que falta no entanto a "Burn After Reading" é uma melhor estrutura narrativa. A enorme quantidade de personagens sufoca a história e o filme em si. Nenhum actor brilha verdadeiramente (nem Brad Pitt num papel realmente espectacular e cómico, mas pouco desenvolvido e com pouco tempo de antena... tal como todos os outros), e a história é em si uma enorme colagem. Num filme de apenas 93 minutos, o ritmo e a história em si acaba por se perder com tantas pequenas personagens (que nunca passam da superficialidade ou da caricatura). A falta de estrutura e o mau desenvolvimento da história acaba por minar e limitar o filme que, apesar de realmente entreter, nada faz além disso.

Ainda assim, é uma boa comédia, que entretém. Os actores fazem o que podem com o pouco que lhes dão (mas não se safam mal, diga-se de passagem.. ainda que meta pena, ver tão pouco desenvolvimento e tempo de antena para tamanho elenco), há cenas realmente verdadeiramente cómicas e deliciosas no seu humor negro (não são muitas, mas quando aparecem realmente não são más)... Um Coen mais relaxado, com um estilo negro (ainda que algo suprimido) como apenas eles conseguem fazer, e uma interessante paródia ao mundo da CIA e companhia e da visão que o homem comum tem de tal mundo.

Não está mau. Mas esperava-se mais.

2 comentários:

Inës disse...

Brad Pitt..Gonçalo, Lindo! XD
Mas sim..não se compara com Fargo nem com No country for old men na qualidade...E muito menos com Crueldade Intoleravel..foi dos piores filmes que vi (pior mesmo só Ghost Rider)XD
Mas o Brad Pitt..

Gonçalo Trindade disse...

O Brad Pitt faz um belo papel, mas acho que lhe falta tempo de antena para brilhar verdadeiramente... falta tempo de antena a todos. O filme está demasiado dividido, falta-lhe uma estrutura mais coesa. Mas entretém...