quinta-feira, outubro 02, 2008

Desafio: as 10+

Desafio que me foi lançado pelo looT, e que obviamente aceito. Objectivo: escolher as que são, a meu ver, as melhores dez actrizes da actualidade. Tendo em conta todos os seus atributos e talentos faço assim aqui o meu top:



10 - Scarlett Johanson









9 - Penelope Cruz









8 - Ellen Page







7 -Monica Bellucci







6 - Angelina Jolie








5 - Julianne Moore










4 - Rachel Weisz










3 - Jennifer Connelly










2 - Susan Sarandon












1 - Meryl Streep




Passo o desafio a:

15 comentários:

Crystalline disse...

Belas escolhas! =) um novo desafio: os 10+! ;D tinha que ser! já agora também gostaria de saber! *

Loot disse...

Ainda hoje estive a falar sobre a Susan Sarandon. É uma grande senhora gosto bastante dela foi uma falha não me ter lembrado dela.

A Meryl Streep é outra grande actriz, ainda me faltam ver vários clássicos com ela e confesso que actualmente não tenho visto os seus filmes apesar de não duvidar que continue em grande forma.

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Crystalline: Talvez faça noutra altura, ainda que isto dos tops dê trabalho :p. Por isso raramente os faço. Bjs

Loot: É curioso como nos dois primeiros lugares acabei por põr duas actrizes que são mais da velha guarda... mas são mesmo as melhores, a meu ver. A Meryl Streep é mesmo a minha favorita (e ainda me falta, tal como tu, ver alguns clássicos dela... mas ela é realmente notável).

De quem não me lembrei (grande falha...) foi da Kate Winslet... tou com vontade de tirar dali de a põr lá no lugar da Ellen Page... talvez ainda o faça.

É mesmo um top complicado e certamente me estou a esquecer de muitas que ali mereciam lugar. Há por aì tantos talentos...

Abraço

Loot disse...

Os tops costumam ser assim num dia podem estar de uma maneira e noutro de outra completamente diferente. Da Ellen Page não duvido que seja excelente mas só a vi nos X-Men 3 ainda me falta ver Juno e Hard Candy.

A Kate Winslet é uma senhora adorei-a em vários papéis mas tenho um carinho especial pelo "The Eternal Sunshine of The Eternal Mind".

Sobre a Meryl Streep já viste o "The Deer Hunter" ela estava tão nova aí foi dos primeiros filmes que fez (acho eu) começou logo em grande :D

Gonçalo Trindade disse...

Fez dois papéis óptimos em ambos os filmes, mas a mim convenceu-me mesmo no Juno. Muito potencial e talento, tem aquela rapariga. No X-Men 3 tb teve um papel engraçadito... devo ser dos poucos que até gostou do filme :p. Não chega aos calcanhares do segundo, mas pareceu-me bom entretenimento... com um final tão, tão, tão irritante e cobarde...

A Kate Winslet também a acho uma verdadeira senhora. No Finding Neverland, no Titanic... mas também a prefiro no Eternal Sunshine of the Spotless. Mas esse é realmente todo ele um filme muito especial :)

O The Deer Hunter é mesmo daqueles que me custa a dizer mas... ainda não vi :p. É mesmo uma falha enorme, mas nunca o vi... tenho de ver pela Meryl Streep, pelo DeNiro, pelo Christopher Walken (por puro azar, apanhei uma vez ao fazer zapping na tv a tão famosa cena do jogo da roleta final com o Walken... só nesses minutos, a actuação do DeNiro e do Walken deram-me arrepior e até me entristeceram...). Mas tu é melhor calar-me, que se dissesse aqui que ainda não vi O Labirinto do Fauno ainda te chateavas :p...

O filme que me apresentou a Streep como a grande actriz que é foi o Kramer vs Kramer. Um filme todo ele espectacular

Loot disse...

A cena que mencionas do "The Deer Hunter" é uma das minhas predilectas de uma enorme intensidade e sim neste filme quem brilha é De Niro e Walken.
O que é estranho é que farto-me de apanhar essa cena no Hollywood e é sempre a mesma e não outra do filme. Deve ter mel ou então o canal só passa essa em modo repeat :)


Kramer VS Kramer não só me apresentou Streep como me apresentou Cinema. Vi o filme há muitos anos na TV numa altura em que via maioritariamente Van Dammes e companhia. Apanhei-o na 2 e nunca pensei que me agarrasse da forma que o fez, adorei e foi aí que percebi que o meu gosto estava mais maduro do que pensava.

E viva a 2 por nos trazer excelente Cinema :)

Isto há tantos filmes para ver e às vezes o tempo não ajuda. Eu por exemplo ainda não vi o Paranoid Park :S
Mas sim aconselho vivamente o Fauno para quando tiveres tempo e fico à espera de ouvir a tua opinião :)
E se gostares procura o "El Espinazo Del Diablo" também dele caso não tenhas visto.

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Por acaso foi mesmo no Hollywood que apanhei essa cena... deve mesmo ter mel :p... chateia um bocado, já que é um spoiler enorme, mas enfim...

Todos nós tivemos essa fase. Eu via Van Dammes e aquele típicos blockbusters, nada mais... o Kramer VS Kramer vi numa fase em que já tava mais maturo, já depois de, graças a Star Wars, A Lista de Schindler, e Edward Scissorhands me terem aberto os horizontes.

A 2 é de longe a que passa melhor cinema. Foi lá que vi o meu primeiro filme do Ingmaer Bergman, foi lá que vi o Taxi Drive, foi lá que vi o meu primeiro filme do Chaplin... muito aprendi com aquele canal. É uma forma de crescer para qualquer cinéfilo.

Há mesmo demasiados filmes :/. Eu ainda nem o No Country for Old Man vi ainda... nem o Little Children! Esta semana a ver se faço uma viagem ao videoclube. O El Espinazo del Dialblo não vi... do Del Toro ainda só vi mesmo dois filmes: o Blade II e o Hellboy. Nada dos filmes mais interessantes dele imagino... queria ver se ainda apanhava o Hellboy 2 no cinema.

Abraço

Loot disse...

O Eduardo Mãos de Tesoura e o Star Wars também foram dos primeiros que me fascinaram quando criança.
Lembro-me de o início do Eduardo me fazer sentir assustado e depois o contraste das cores entre a mansão e aquela vila. O Abraço que ele diz que não pode dar e a neve...
Já deu para perceber que é um filme muito especial para mim :)

O que me lembra que devo ter sido das poucas crianças que não viu o E.T. (vi-o mais tarde) ele dava sempre no Natal e nunca me deixavam ter a TV nesse canal (pelo menos é assim que o recordo porque a memória prega rasteiras).

Dentro do género o Hellboy e o Blade II não estão maus. Mas sim não são os seus melhores trabalhos, os outros dois que falámos são muito melhores.
No entanto se puderes vê o Hellboy II porque é muito bom. Eu pelo menos gostei. Ele pega nas personagens criadas pelo Mike Migolla e coloca-as no seu Universo fantástico no que é uma espécie de Hellboy no labirinto do Fauno e pessoalmente acho que funciona.

Gonçalo Trindade disse...

O Eduardo Mãos-de-Tesoura é dos mais belos filmes que vi até hoje. Por acaso ao princípio quando era pequeno e o vi também me assustei um bocado, até mesmo com o aspecto da personagem. Mas depois afeiçoei-me, e muito, ao Edward. Na altura adorei. Mas hoje em dia vejo-o e a magia do filme atinge-me mais que nunca. Quando andei a fazer o banner do Cinefolia, queria lá colocar uma imagem do filme exactamente dessa cena: a do abraço. É simplesmente das mais tocantes que jamais vi. E a da dança na neve é das mais mágicas (não existe outra palavra para a descrever)e já tou a ficar com lágrimas nos olhos só de pensar nisso :p. Passei bastante tempo à procura de uma imagem dessa cena só para a poder pôr no banner... se hoje em dia voltasse a fazer o banner, certamente sairiam alguns filmes (não muitos) e entrariam outros... mas aquela imagem ficaria ali. É uma fábula de um poder incrível que nos põe lágrimas nos olhos ao mesmo tempo que coloca um sorriso na face. Agora já fiquei com vontade de rever o filme :p. É um filme muito especial para ti, para mim, e imagino que para muita mais gente... é mágico simplesmente, uma palavra que hoje em dia é frequentemente usada mas creio que apenas neste filme faz verdadeiramente sentido.

O ET vi na TV quando era pequeno... mas nem gostei assim tanto na altura :p. E mesmo hoje em dia vejo-o e é realmente um belo filme, mas não partilho o entusiasmo de muita gente em relação ao filme. É bonito sim, mas não o acho uma Obra-Prima. O melhor do Spielberg é, a meu ver, A Lista de Schindler. E o mais subvalorizado dele é, a meu ver, o AI. Grande, grande filme...

Do Blade II e do Hellboy gostei, e achei acima de tudo que mostravam uma imaginação e um estilo muito bom. Por acaso tou aqui a pensar a ver qual deles preferi e não me consigo decidir bem... mas creio que o Hellboy permita ao Del Toro explorar mais. E já me tinham dito exactamente isso: o Hellboy II é mesmo a união dos dois estilos, das personagens do comic no universo do Del Toro. Até porque foi o Del Toro que escreveu a história. Quero mesmo ver se o apanho ainda no cinema... esse, o Before the Devil Knows You're Dead, o Tropic Thunder... e já perdi o Wanted. Enfim.

Loot disse...

Estás como eu. Não tenho tido muita disponibilidade para ir ao cinema e será assim mais este mês. Mas não queria nada perder o Before the Devil Knows You're Dead, o Tropic Thunder e o Burn After Reading.

O Wanted é engraçado mas não achei fantástico. E não é por ser completamente diferente da BD já sabes que nesses aspectos não sou um purista se for feito com bom gosto força. Até porque o Wanted não fazia sentido adaptar à letra.

Também gostei do Blade II mas como tu acho que o Universo Hellboy tem mais a ver com Del Toro e ele pede sempre a opinião ao Mignolla. aliás acho que este Hellboy II foi escrito em conjunto com ele.
Se tem lembras do actor que fazia de vilão em Blade II é o mesmo em Hellboy 2 e em relação ao resto não sei mas para estes papéis ele tem muito estilo.

Ah e do Burton o meu top 3 continua a ser o Eduardo, o ed Wood e o maravilhoso Nightmare Before Christmas (se contarmos que é dele) :)

Sobre o No Country For Old men e o little Children. Gostei muito dos dois.
O primeiro é muito bom e adorei ver a plateia em choque no final ninguém contava que o filme terminasse assim e infelizmente muita gente não gostou dele por causa disso.
O Little Children tem a Kate Winslet e a Jennifer Connely juntas já não é preciso dizer mais nada :P

Gonçalo Trindade disse...

O Burn After Reading a mim desiludiu-me um bocado... mas parece que é um bocado um filme de extremos. É engraçado e tem os seus momentos, mas... No entanto, muita gente adora-o.

O Wanted queria mesmo ver mais pela curiosidade ver o que o Timur ia fazer agora. Gostei muito do primeiro filme dele, o blockbuster russo Nightwatch (acho que chegámos a falar dele por aqui, mas já não me lembro bem), que até vi no cinema e foi uma bela experiência. O Wanted tem um belo elenco (Angelina Jolie, Morgan Freeman, e o James McAvoy, que tem muito potencial... só pelo papel que fez no Atonement (excelente filme)), e pelo trailer notava-se mesmo que era um estilo bastante interessante, já típico do Timur (que trato pelo primeiro nome por simplesmente não me lembrar de momento como escrever o seu apelido... é russo!).

Pois é, não tinha reparado que era o vilão tanto do Blade II como do Hellboy II (a maquilhagem...). No Blade II safou-se muito bem, e tinha mesmo o perfil para o papel pedido. No Hellboy II parece melhor... e deve ter uma personagem mais complexa e, imagino, mais ambígua. O Del Toro se de facto é assim tão bom (e acredito que seja), então deve ter feito uma coisa um pouco mais complexa, sem heróis nem vilões inteiramente definidos.

Sabes o que é que é mais irónico em relação a mim e ao Tim Burton? Vi todos os filmes realizados por ele, todos. Até mesmo aquela curta pequenita (mas muito boa...) que ele fez com a voz do Vicent Price. Vi tudo o que ele fez... menos o Nightmare Before Christmas. Até me custa admitir. E depois fiquei a saber que ia estrear nos cinemas uma versão 3D do filme, vi por cá nos cinemas posters a anunciarem... e nunca chegou. Raios das distribuidoras. Queria mesmo ver isso pela primeira vez num cinema... enfim. E no meu clube de vídeo nao têm. Terá de ser prenda de natal, já que este ano ainda sai uma edição especial... enfim. Por isso, o meu top é o Edward, o Ed Wood (subvalorizado, subvalorizado...), e o Big Fish, que é um filme de uma beleza enorme (e aquele final é do melhor que o Burton fez até hoje. Comoveu-me tanto da primeira vez que vi).

O No Country for Old Men queria mesmo ter visto no cinema... mas escapou-me. Felizmente este ano consegui ver no cinema o filme que mais queria ver (e, até agora, a meu ver o melhor filme do ano): There Will be Blood. Tão bom o raio do filme, tão bom... Há lá cenas que ainda vejo e me atingem em cheio. Mas perdi muitos no cinema... o Into the Wild e o Sweeney Todd vi em DVD, mas queria mesmo tê-los visto em cinema (ambos dos melhores do ano, ainda que o Sweeney Todd não seja dos melhores do Burton... mas muito bom, ainda assim... e o Johny Depp é de facto um actor notável...). O Little Children tenho mesmo mas mesmo de ver... não só pelo elenco (essas duas grandes actrizes, juntas...) mas também por toda a recepção que teve e por ser do Todd Field, realizador que já começa a ter um pequeno culto...).
E o I'm Not There... mais um para ver em DVD. E eu que sou um enorme fã do Dylan (ainda que a pose dele no Alive... sem falar ao público e sem permitir captação de imagens? Parece-me uma certa arrogância... mas disso deves saber tu, que lá estiveste :D).

Loot disse...

Sim já tinhamos falado do filme do Timur (também não domino o Russo :P) mas ainda não o vi, sei que gerou opiniões diversas.
O Macvoy é uma das estrelas em ascensão e também tem jeito para ser herói de acção provou-o em Wanted.

Eu gostei do inicio do Blade II "Vampiros detesto vampiros" eheh mas sim no Hellboy II ele ainda está melhor e é exactamente como estás a pensar. Para mim ele não é um vilão. Podemos questionar os seus meios mas não as suas razões.

Eu apanhei o dvd do Nightmare bem barato e vinha com as duas curtas do TIm Burton. era uma daqueles edições fantásticas a capa escrita em português mas no dvd vinha em espanhol. Não sabia que ia sair uma nova edição. A seguir a estes já é mais difícil escolher um mas o Big Fish é um grande filme com um grande final como bem salientas.

Também gostei do Sweeney Todd mas como dizes Burton já fez melhor e quanto a mim não foi dos melhores do ano. Ainda faltam sair muitos mas com filmes como o "There Will be Blood", "No Country for Old Men" e "into The Wild" nºao tme hipótese. E o Into The wild é o meu predilecto do ano até agora.

Em relação ao Dylan apenas posso dizer que é o Dylan lol
Alguém disse que a prestação do Neil Young foi mais terrena aproximou-se mais dos humanos e a de Dylan teve mais a postura de uma lenda.
Claro que se me perguntares o Young deu um concerto muito melhor mas o Dylan também já viu melhores dias.
Preferia que a sua voz estivesse melhor que tivesse pegado na guitarra mas ninguém foge da idade. Agora as outras razões não me importei muito. O Dylan faz o que lhe dá na gana e isso também faz parte de ser Bob Dylan :)

O I´m Not There vale muito a pena tens de ver, mas o Velvet Goldmine é melhor :D

Gonçalo Trindade disse...

A sequela do Nightwatch, infelizmente, e num gesto demonstrando por parte da distribuidora uma certa falta de respeito pelo público, foi lançada dorectamente em DVD. Enfim.

O inicio do Blade II é bastante bom e lembro-me de, no eomcntário áudio do DVD, o Del Toro tar a dizer que queria um inicio mais calmo que criasse mais ambiente, e nada de muito espectacular, ao contrario do primeiro Blade (chuva de sangue e cena de acção). E resulta.
Imaginei logo que houvesse essa ambiguidade, o Del Toro parece ser dos que, tal como o Nolan, gosta de criar adaptações de comic verdadeiramente complexas. E realmente este ano tem sido bastante bom em termos de adaptações de comics...

Na fnac já há para reservar uma edição mega-especial com um busto da cabeça do Jack... acho que me fico pela edição especial mais normal :p

O Sweeney Todd por agora entrava no meu top 10, mas ficava atrás desses que dizes (menos o No Country for Old Men). O Into the Wild ficava ou em segundo ou em terceiro... tinha de pensar bem se ficava antes ou depois do Atonement...

O Edward é de longe o melhor do Burton, mas o homem realmente até agora não fez um mau filme. Eu até gostei do Planeta dos Macacos...

O Dylan fiquei com uma grande pena de ter perdido. O primeiro dia, ainda assim, parecia-me no geral melhor... The National, Rage Against the Machine, Gogol Bordelo (da música deles pouco ou nada conheço, mas dão espectáculos aparentemente espectaculares), The Hives, Vampire Weekend... o segundo valia-me mais pelo Dylan e pelos Within Temptation.

O Dylan é uma lenda... mas pelo menos podia ter dito algo ao público... e tocou arranjos estranhos das músicas... ouvi a Like a Rolling Stone pelo youtube (até deixaste um link no teu post, na altura) e nem reconhecia... mas enfim. É o Dylan. Vale a pena ir ao concerto porque... é o Bob Dylan! E é uma lenda.

O Velvet Goldmine é mais um que quero ver... e que não há no meu videoclube. E eu que adoro o Bowie (meu Deus até já no DN lançam rumores de que no próximo ano ele vem cá ao Alive... será...? Se for, é um sonho. O concerto de uma vida). Agora tou é a ver que ainda tenho de ir ao Porto ver os Depeche Mode...

Loot disse...

O 2º dia que teve Dylan foi dos três o mais fraco na minha opinião e ainda por cima Nouvelle vague cancelou :(

Havia Bob Dylan, o John Butler Trio deu um bom concerto e os Buraka arrebentaram. Os Buraka que não são nada o meu género mas que ao vivo são de facto uma bomba.
Não conheço muito de Whitin temptation e curiosamente já os vi duas vezes. Da primeira gostei mais porque tocaram músicas antigas, mais pesadas.

Para mim o melhor dia também foi o 1º aliás não conhecia Gogol Bordello e fiquei fã porque foi um concerto espantoso.
Mas o 3º dia também foi muito bom com neil Youn, Midnight Huggernauts, Roisin Murphy, Gossip e Ben Harper.
claro que isto dito assim é muito bonito mas como alguns os concertos davam ao mesmo tempo, Roisin Murphy não vi inteiro e Gossip não vi :S

Em relação aos arranjos é verdade algumas das suas canções só a meio é que percebi quais eram. até porque muitas vezes não compreendia as palavras caso quisesse chegar lá pelas letras lol.
Mas ouvimos novas versões das suas canções há que pensar pelo lado positivo :)

eu tenho um grande gosto pelo velvet Goldmine gosto mesmo muito do raio do filme. Bowie é que na altura não gostou da ideia e não deixou usar músicas suas. Mas não faz mal porque vários músicos muito comeptentes juntaram-se para compor a banda sonora mais voltada para o som de Bowie.
o Iggy Pop já não se improtou e por isso podemso ouvir a Tv Eyed dps Stooges a ser genialmente interpretada pro Ewan Mcgregor (é mesmo oa ctor que canta no filme, mas não segredo nenhum que ele canta bem).

Se Bowie não vier acho que levamos todos um balde de água fria. Pois a esperança cada vez cresce mais :P

Gonçalo Trindade disse...

Nouvelle Vague e CSS cancelaram no festival, não foi? Acontecimentos infelizes... enfim, virá cada um depois dar um concerto individual para supostamente "compensar". Pois...

John Butler trio vi na sic radical e gostei muito, não conhecia mas deram mesmo um belo espectáculo, muito feel good e agradável. Deu-me mesmo vontade de la ter estado.

Gogol Bordelo em termos musicais não me parecem nada de especial... ainda pensei em ir ao concerto que vão dar este ano cá, mas a música deles não me interessa assim tanto. Mas tenho de ouvir mais a fundo.

Neil Young dizem que foi muito bom... esse horário é que não me parece nada bem. MGM e The National ao mesmo tempo? Quer dizer... desperdício...

A voz do Dylan... enfim, não é obviamente a mesma. O homem também já não é novo... mas essa dos arranjos está bem vista. Acabaste por ver novas (e únicas) versões da música dele. Acrescenta ao quão único foi o concerto.

Qualquer um que viu o Moulin Rouge sabe que o Mcgregor tem jeito pra cantor... mas realmente tenho mesmo de ver esse filme. Como fã do Bowie, é obrigação mesmo :/

Vir cá o David Bowie era o concerto de uma vida. Ponto. No próximo ano já se anda a dizer que o Roger Waters se calhar vem ao festival marés vivas, e estou ansiodo para o ver por cá... não é os Pink Floyd, mas...
Mas oh pa David Bowie cá era mesmo surreal, nunca pensei ter oportunidade de o ver ao vivo. Seria um sonho basicamente. Não há ninguém como ele.