segunda-feira, julho 16, 2007

"Antes do Amanhecer"/"Antes do Anoitecer", de Richard Linklater





Essência da Juventude/Essência do Amadurecimento e, acima de tudo, Essência do Amor

"Antes do Amanhecer" e "Antes do Anoitecer", de Richard Linklater, são dois maravilhosos filmes (ou antes, um único filme, uma única história dividida em duas partes) sobre a profundidade que pode ser encontrada nos momentos mais simples. Um jovem americano (Jesse, interpretado por Ethank Hawke) e uma jovem francesa (Celine, interpretada por Julie Delpy) conhecem-se num comboio, e decidem passar o dia em Veneza, onde conversam sobre... enfim, sobre tudo aquilo que compõe a existência humana. Apaixonam-se, e quando se têm de separar, prometem voltar a encontrar-se seis meses depois naquela mesma estação. Esta é a história de "Antes do Amanhecer", um filme que retrata de forma perfeita o que é ser jovem, com todos os seus ideais e a sua ingenuidade e, acima de tudo, toda aquela paixão tão característica da juventude.
Mas o casal não se encontrou seis meses depois. Tal reencontro ocorre, no entanto, nove anos depois, quando o jovem americano (que agora já não é assim tão jovem) vai a Paris promover o seu novo livro... baseado na noite que passou com aquela francesa por quem se apaixonou. Reencontram-se, e passam o dia em Paris a pôr a conversa em dia, expondo um ao outro aquela perda de romancismo que tão inevitavelmente ocorre com o crescimento... e expondo, acima de tudo, o que sentem ainda um pelo outro.

"Antes de Amanhecer" e "Antes do Anoitecer" recriam de forma perfeita o ganho e a perda do amor e do romance. Enquanto que "Antes do Amanhecer" é um retrato perfeito do que é ser jovem (idealista, romântico, apaixonado...), "Antes do Anoitecer" é um filme mais maturo, um retrato perfeito do que é perder esses ideais, esses sentimentos que possuíamos quando éramos jovens. E os dois filmes são ainda uma maravilhosa história de amor. Por várias vezes, Jesse lamenta o facto de não se terem encontrado naquela estação deis meses depois. "A nossa vida poderia ter sido tão diferente", lamenta ele. Mesmo após nove anos, o amor que une os dois não desapareceu. Julie, por outro lado, está frustrada. Frustrada pelo sentimento de desilusão proveniente do facto de não se terem encontrado seis meses depois. Porque ambos sabem que o seu amor teria continuado... tal como sentem tentados a continuá-lo agora, nove anos depois.

O final de "Antes do Anoitecer" é algo abrupto, e sem dúvida aberto à interpretação. O final perfeito para esta história de amor, já que cabe ao espectador terminar ele próprio uma história que, no final, é tanto dele como do espectador... pois é impossível não nos sentirmos de certa forma retratados naquelas duas personagens, na sua paixão, nos seus idealismos, no seu crescimento. "Antes do Amanhecer" e "Antes do Anoitecer" acaba pois por não ser só uma simples história de amor, mas também uma maravilhosa fábula sobre existência humana.



10/10

8 comentários:

Cataclismo Cerebral disse...

Excelente crítica. Lindos filmes, maravilhosos e inteligentes. Concordo absolutamente com a tua classificação.

Abraço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Amei os dois...

É uma lamenchice do princípio ao fim... mas eu amei!

Estive a ver o before sunset no fim de semana. Não estava nada à espera que desse na televisão e fiquei bastante supresa. Agradavelmente surpresa, bebi cada passo que deram, cada palavra, cada silencio... lindo! Ahh paris...´

É espantoso a harmonia deixam transparecer entre os dois, não é.

O facto de ter quase a mesma idade deu-me a capacidade de saber em que lingua estavam a falar... :)

Fica bem Gonsalo

Gonçalo Trindade disse...

Cataclismo: São sem dúvida dois filmes maravilhosos. Dotados de uma honestidade sentimental maravilhosa, simplesmente notáveis e profundos na sua simplicidade.
Abraço!

Yellowastronaut: Percebo o que queres dizer. Se analisarmos apenas há superfície, podemos chamá-los de filmes lamechas... mas acabam por ser muito mais do que isso. É um romance tão honesto, tão real... que acaba por ter no espectador um efeito maravilhoso. E é por isso que amamos estes filmes. Também bebi cada passo, cada palavra... e a cidade em que tudo ocorre ajuda ainda mais a criar aquele ambiente tão maravilhoso do filme. E tens razão... a harmonia que existe entre os dois, a relação tão honesta, tão simples e ao mesmo tempo profunda que eles têm...
Eu estou mais perto da idade que eles tinham "Before Sunrise", quando eram mais novos. Mas ainda assim, consegui facilmente sentir pelas personagens em ambos os filmes. Creio que estas obras conseguem verdadeiramente formar uma maravilhosa fábula não só sobre o amor, mas sobre toda a existência humana.

Fica bem :)

Cataclismo Cerebral disse...

Não concordo com Yellowastronaut. Não acho nada que sejam filmes lamechas, bem longe disso... Aliás, creio que se apostou numa perspectiva realista do romance entre 2 jovens desconhecidos, fugindo aos clichés do género. Enternecedor e romântico sim, sempre com uma dose de honestidade e simplicidade que os afastam dos "lacrimejantes" do costume.

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Creio que se analisarmos os filmes apenas à superífice, podemos apelidá-los de lamechas. Na sua forma mais básica, esta pode ser apelidada de uma história de amor. Mas aquilo que no início ( no início, leia-se, na revelação da premissa) parece poder vir a tornar-se lamechas, aquilo que parecia vir a ser mais uma simples história de amor, acaba por transcender (e de que forma!) esse simples conceito de lamechas. Podemos obaservar o filme, ouvir os seus diálogos, e se continuarmos a analisar o filme apenas à superfície, presos a essa premissa de típica história de amor, continuaremos a ver estes filmes como lamechas. É uma questão de nos deixarmos identificar com as personagens (algo facílimo, já que este filme é de uma honestidade absolutamente incrível), de abandonarmos os preconceitos e de nos deixarmos levar por estas duas obras. Creio que Yellowatronaut não diz isto de uma forma perjurativa... talvez sejam lamechices no sentido de que as personagens falam sempre do coração, expondo-se uma à outra de uma forma extremamente profunda. E, nesse sentido, não existe melhor lamechice que esta.

Apesar de, tal como disse, achar que os filmes caem na típica caracterização da palavra "lamechice" apenas se visionados sem uma mente aberta com vários preconceitos à mistura.
Pessoalmente, fico satisfeito por verificar que nenhum de nós os visionou com esse tipo de mente que hoje em dia existe em abundância :)

Abraço!

C. disse...

Adoro os dois filmes! Lembro-me de ter algum cepticismo quando soube que iam fazer uma "sequela", mas o resultado foi maravilhoso :)

Gonçalo Trindade disse...

Acho que é dos raros casos em que a sequela está ao mesmo nível do original. De facto, acho que podemos considerar ambos os filmes como uma única história de amor/crescimento/amadurecimento, já que a sequela (até me parece mal chamar ao segundo filme de "sequela"... "continuação" parece-me ser o termo mais apropriado) completa de forma perfeita o original. São dois filmes verdadeiramente maravilhosos.