terça-feira, setembro 12, 2006

Citizen Kane, de Orson Welles

O mais espantoso em Citizen Kane, aquilo que torna este filme uma verdadeira obra-prima, é o facto de, mesmo após tantos anos, o podermos comparar aos filmes que andam por aí hoje em dia e ainda assim apelidá-lo de obra-prima. É um filme que, independentemente do impacto que teve na altura em que estreou (no longínquo ano de 1941), é ainda hoje um filme verdadeiramente magnífico. As actuações dos actores ainda são excelentes, o argumento ainda está maravilhosamente bem escrito, e tecnicamente o filme pode ser facilmente comparado com as obras cinematográficas feitas hoje em dia. Se não fosse o facto de o filme ser a preto-e-branco (e alguns elementos da história, obviamente), eu diria que o filme é deste ano.

É verdadeiramente incrível. Eu não julgo o filme pela qualidade que tinha em 1941, eu julgo o filme pela qualidade que tem hoje. E é um filme que é uma obra-prima mesmo no meio dos filmes feitos actualmente. Em tantos anos desde a sua estreia, Citizen Kane não perdeu um pingo de qualidade.

Raios, o que é que me interessa se o filme foi considerado uma obra-prima, quando estreou em 1941 (que por acaso até creio que não foi, mas enfim...)? O que é que me interessa se toda a gente diz "Ah sim, para a altura em que foi feito, é sem dúvida um filme magnífico"? Não é assim que eu julgo filmes feitos há dezenas de anos atrás. Eu julgo-os pela qualidade que têm hoje em dia, não pela que tinham quando estrearam. Eu julgo-os pela qualidade que têm face ao cinema dos dias de hoje, e não á do cinema de há vários anos atrás.

A história do magnata Charles Foster Kane continua actual. O filme, comparado com o cinema feito actualmente, continua a ser uma obra-prima. Esta obra de Orson Welles continua a ser um filme que espalha a sua grandeza pela alma do espectador (pelo menos é isso que fez comigo...).

O argumento está brilhantemente bem escrito. A história é contada com uma segurança narrativa, com uma sensibilidade que chega a comover o espectador. O espectador sente tristeza ao ver como ocorreu a queda de Kane, e a forma como no final ele não conseguiu aquilo que verdadeiramente desejava: amor incondicional.

Tanto dinheiro, fama e poder não lhe serviu de nada. Porque aquilo que ele queria era exactamente aquilo que não pode ser comprado.
A sua obsessão por mais e mais poder acabou por afastar todos aqueles que gostavam dele... o erguer e a queda de um magnata.

Citizen Kane é, basicamente, um dos melhores filmes feitos até hoje.


10/10

Sem comentários: