quinta-feira, julho 19, 2007

É impressão minha...

...ou eu sou a única pessoa no mundo (ou pelo menos do mundo cinéfilo) que não se rala minimamente com isto?



Vamos meditar no assunto. O trailer deste "Cloverfield" (ou "1-18-08", ou sei lá como é que se chama) está giro, sem dúvida nenhuma que está giro. Mas o trailer não diz absolutamente nada acerca do filme em si, e as únicas coisas que mostra são uma explosão engraçada e a cabeça da Estátua da Liberdade. Mas o impacto que este trailer teve na comunidade cinéfila deriva todo ele do facto de ter aparecido do nada, tendo sido lançado com o "Transformers" sem qualquer aviso prévio. Se tivessem feito o mesmo com o "Armageddon" (mostrando neste caso a população em pânico enquanto caía um ou outro meteorito) ou com o "The Day after Tomorrow" (mostrando neste caso... sei lá, ou tornados, ou tempestades de neve, ou algo do género), o impacto teria sido exactamente o mesmo. Mas, mesmo com este impacto, o "Armageddon" ou o "The Day After Tomorrow" não deixariam de ter sido aquilo que são: filmes mauzinhos.

Por isso eu pessoalmente vou esperar calmamente por um trailer que revele alguma coisa acerca da história do filme propriamente dita, ou por um pequeno resumo da premissa do filme.

Pessoalmente, não me ralo muito. Tendo em conta que é do J.J. Abraams, e depois daquela coisa irritante que foi o "Missão: Impossível 3"...

6 comentários:

Carlos M. Reis disse...

Também podemos ter em conta a excelente terceira temporada de Lost, e ficar em pulgas ;)

Eu estou curioso, bastante até. Mas mais curioso do que expectante num bom filme.

Cumprimentos Gonçalo!

Gonçalo Trindade disse...

Mas heis o seguinte: o mérito do Lost é tanto do J.J. Abraams como do Damon Lindelof (sendo este, de certa forma, o representante dos criadores da série) e do Jeffrey Lieber. Por isso, o facto de o Abraams ter feito parte da equipa que criou esta série (da qual sou um fã... apesar de ainda não ter visto a terceira temporada, algo que quero rectificar este Verão) não ajuda a aumentar muito as minhas expectativas.

E depois temos o "Missão Impossível 3" que foi um filme francamente mau.

Enfim, veremos o que sairá daqui... não estou muito curioso/interessado, mas uma coisa tenho de admitir: o Abraams foi inteligente com esta manobra de marketing.

Cumprimentos Knox!

Luís A. disse...

Palavras sensatas...já votaste?

Gonçalo Trindade disse...

Obrigado, Luís. Sim, já votei. As minhas escolhas vão para The Office e The Sopranos, apesar de não estar assim tão dentro do assunto como desejaria (vi apenas pedaços das várias séries, e não a temporada do princípio ao fim).
Parabéns pela bela iniciativa!

Miguel Domingues disse...

O trailer está muito bem feito, a meu ver. Não partilho do fanatismo que algumas pessoas têm pelo senhor (até porque conheço pouco das suas séries), mas gosto da ideia de um trailer que começa numa festa, numa despedida que até parece ser o início de um slasher movie, e depois se transforma muito rapidamente em algo de brutal. Esse perigo que aparece vertiginosamente é o mérito deste trailer. E aquela imagem da cabeça da Estátua da Liberdade a voar, por muito que todos os filmes-catástrofe tenham uma imagem do que a situação fez à Estátua) é uma brilhante ideia de mudança da ordem estabelecida...

Gonçalo Trindade disse...

Acho que como trailer está bem feito, mas vale mais pelo efeito choque do que qualquer coisa que possa dizer sobre o filme em si.