domingo, abril 13, 2008

MANTENHAM-SE BEM AFASTADOS




Sou um jovem de 18 anos. Como qualquer jovem de 18 anos, dou-me com outros jovens rapazes e raparigas de 18 anos. E se há algo que descobri, é que hoje em dia jovens da minha idade não... não levam o cinema muito a sério. Não sabem quem foi Orson Welles, não sabem quem foi Truffaut... simplesmente vão ao cinema para passar um bom bocado. Ora bem... é por isso normal que, por vezes, quando ocorrem saídas de grupo, os meus jovens amigos escolham filmes que... enfim, que não são propriamente de boa qualidade. E eu até nem me importo... muito. Também posso ir ao cinema para me divertir um bocado, para desligar o cérebro. Afinal de contas, eu sou o tipo que até gostou do "Transformers" e do "Hitman" (...e subitamente, o blogue perdeu a pouca credibilidade que tinha...).

Mas meus amigos... desta vez foi indescritível. Previsível, sem a mínima graça, desprezível... o cérebro nem liga nem desliga, fica numa espécie de coma. Sejamos honestos, falar mal de um filme é bom. Dá prazer. Mas eu até me considero uma pessoa justa, e falo mal de um filme apenas quando considero o filme verdadeiramente... mau. E este é um dos casos.

"Fool's Gold" é uma "coisa". É... enfim, é mesmo uma "coisa". Além de ser possivelmente o pior filme que jamais vi numa sala de cinema (ainda que raramente veja maus filmes numa sala de cinema... tento ser selectivo, que o dinheiro e tempo escasseiam). Talvez seja eu que não tenha sentido de humor, não sei. Talvez tenha alguma coisa contra comédias românticas... ou contra o Matthew Mc-qualquer coisa, não sei. Mas houve mesmo alturas em que pensei em cometer suicídio com a palhinha do copo da pepsi.

"Fool's Gold" é dinheiro. Pega em todos os clichés existentes, e junta-os a todos num filme feito sem o mínimo amor. Até os próprios actores parecem lá estar mesmo só pelo dinheiro (oh Donald Sutherland... estavas assim tão desesperado? Enfim, pelo menos não és como o John Voight que entrou no "Bratz"...).

Não tem graça. Não capta minimamente a atenção. Não tem nenhum pormenor interessante que o salve. Nenhuma cena minimamente engraçada ou interessante. É um desastre. Um verdadeiro desastre. Péssimo. Além de péssimo. Se o Uwe Boll tivesse um irmão atrasado mental, e se esse irmão começasse a fazer comédias românticas... um dos seus filmes seria certamente este.

"Fool's Gold" não é um filme. É... não sei, é outra coisa qualquer.

E lição aprendida: em saídas de grupo, devo bater mais o pé na escolha do filme. Ainda que desta vez não podia fazer grande coisa... usaram o trunfo do "Gonçalo cala-te, que foi por tua causa que fomos todos ao cinema ver o "A Bússola Dourada"...". Mas ainda assim, esse filme foi bem melhorzinho...
E já agora... e vocês? Qual foi o pior filme que viram numa destas saídas em grupo?

(Nota: aposto que quando viram o título deste post pensaram que eu ia falar do novo do Coppola, não pensaram? Não, não... esse ainda não vi...).

10 comentários:

C. disse...

Não tem a ver com a idade, tem a ver com gostos, com cinefilia, com prioridades. Uns gostam de Cinema, outros vão ao cinema ;)

Luís A. disse...

eheh! às vezes é tramado têr bom gosto não é gonçalo?

o filme até pode ser muito mau (não duvido nada) mas a kete hudson tá muito boa! ai está está!

Gonçalo Trindade disse...

Blues: Sim... mas é raro, encontrar verdadeiros cinéfilos desta idade. É por isso que os coitados dos meus amigos têm de aturar certos filmes que os faço ver... o Cinema é para ser partilhado, e gosto muito de tentar abrir mentes em relação a esta arte. É como dizes... gostos, prioridades... nesta idade raramente se encara o Cinema como algo mais, creio eu. Pelo menos nunca encontrei nenhum jovem da minha idade (na vida real pelo menos) que gostasse de Cinema da mesma forma que eu. Por isso é que gosto tanto da blogoesfera :).

Luís: É que é mesmo :p. E olha que por acaso aquela Kate Hudson é mesmo um espectáculo de mulher... mas no filme nem me pareceu que aparecesse assim tanto... pelo menos náo muito em bikini (oh vá lá, com tantas cenas debaixo de água e tudo... podiam ter aproveitado... o Matthew Mc-não-sei-quê passa a maior parte do filme em tronco nú... pois, o publico feminino é que ganha, o masculino...). Mas mesmo se aparecesse, nem isso salvava esta... esta "coisa" :p.

Um abraço aos dois!

Anónimo disse...

Junto-me à miss Blues: acredita, não tem nada a ver com a idade... Eu conheço pessoas - até bem mais velhas que eu - que não sabem quem é o Truffaut e acredito que continuarão a ignorá-lo para o resto da vida. Se me choca? Choca. Mas não me compete a mim julgar. Quando muito, tento partilhar o que conheço e gosto com elas, mas o habitual é ninguém estar muito interessado.

Agora depois do desastre desta ida ao cinema, só te posso recomendar uma ida solitária ao novo Coppola. Que é belo, belo, belo. Mas provavelmente mais apreciável longe de um grupo predisposto ao divertimento e não à apreciação de puro cinema...

Gonçalo Trindade disse...

"Quando muito, tento partilhar o que conheço e gosto com elas, mas o habitual é ninguém estar muito interessado."

Já somos dois. Há falta de mentes abertas, hoje em dia...

Realmente têm razão e não tem a ver com a idade... tem a ver com a pessoa em si, obviamente. Mas parece-me, infelizmente, mais provável encontrar um homem de 50 anos que saiba quem é Truffaut que um jovem de 18 anos a saber o mesmo... É normal, claro... mas para mim acaba por ser triste. Pelo menos pela experiências que tenho tido. Tento ter uma mente o mais aberta possível, e estou longe de ter a cultura cinematográfica que tu tens, Helena, ou a Blues ou de qualquer outro que costuma passar por este blogue... É por isso que aqui estou, para conviver, para aprender (e vocês todos, e toda a blogoesfera, realmente nisso fazem maravilhas). Custa-me apenas não ter muita gente da minha idade com quem poder partilhar este meu gosto. Tenho um grupinho que costumo levar ao cinema, grupinho esse que realmente consegue apreciar bom cinema (seja o "Citizen Kane" mum ciclo da Gulbenkian, ou uma segunda ida ao cinema para ver o "The Fountain")... mas mesmo assim não sabem quem é o Truffaut :p.

As pessoas, os jovens, deviam abrir um bocado mais a mente... enfim.

Esse do Coppola vem já a seguir. Tenho uma enorme vontade de o ver... ainda mais que antes. Esta divisão de opiniões aguçou-me ainda mais o apetite. Tenho expectativas altas, mesmo depois de tudo o que se anda por aì a dizer... e agora já o começam a comparar ao "The Fountain" e tudo... ui ui :D!

Um abraço!

Loot disse...

Sim não tem de ser uma questão de idade, mas percebo que com o tempo o gosto evolua e não me surpreenderia que um dos colegas que falas no futuro aprecie mais outro tipo de cinema.

De qualquer das maneiras nem toda a gente tem de gostar de cinema da mesma forma, há pessoas que se interessam mais por outras coisas e isso faz parte de cada um.
De resto acho que fazes bem em dar a conhecer certas coisas até porque como disse o gosto evolui e podes passar este "bichinho" do cinema a outros :)

Abraço

Cataclismo Cerebral disse...

Eu tenho tanta pena que esse talento chamado Kate Hudson (e dona de uma enorme beleza!) se esteja a perder em papéis e filmes ordinários... Quanto as idas ao cinema, já passei por essa fase: ir ver filmes que não me diziam nada, pelo bem da saída em grupo. Mas com boa vontade la se faz o esforço. Os outros filmes, aqueles que realmente nos remexem a alma, ficam para outras ocasiões, sozinhos ou com companhias que os apreciem :) E não, o gosto não tem nada a ver com a idade.

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Loot: Sem dúvida, cada um tem gostos diferentes e dá mais importância a coisas que os outros não dão. E isso é bom... a partilha de opiniões, de gostos... apenas gostava que por vezes as pessoas tivessem uma mente mais aberta. Quanto a mim, não há nada que me dê mais prazer que partilhar um filme que goste com outra pessoa... tentar, como bem dizes, passar este "bichinho".

Cataclismo: Realmente mete pena... por várias vezes me lembrei do fabuloso papel dela no "Almost Famous", e na forma como na altura quandp o vi me impressionou... e agora... enfim, com sorte ainda recupera! E realmente tem mesmo uma beleza... enfim enfim... mas neste filme pareceu até existir apenas em segundo plano, quando comparada com o Matthew Mc-qualquer coisa. Ele aparecia constantemente no ecrã, muitaz vezes em tronco nú (pois, elas devem adorar). Nela não era nada explorado... nem a beleza, nem o talento como actriz... mete muita pena.
Os bons filmes realmente devem ser vistos com gente que realmente valha a pena... amigos mais próximos que realmente gostem disto e tenham uma mente mais aberta... gente com quem valha mesmo a pena partilhar um bom filme.

Um abraço a ambos!

Loot disse...

Fui ao cinema ver o I´m not there e passou o trailer deste filme, bem o trailer ao menos tem "Police" :D

Gonçalo Trindade disse...

E porque é que raio passam o trailer de um filme destes antes de um filme como o I'm Not There? Enfim...

E até é uma bela música dos The Police, não é? E, curiosamente, do filme em si a banda-sonora orquestral é, muito sinceramente, a melhor coisa do filme (a Kate Hudson nem faz grande coisa...). Fiquei impressionado... um filme destes, com uma bela banda-sonora (nas partes orquestrais... porque usam aqui cada cançãi... ui ui até mete medo...).

E o trailer é mauzinho, mas faz o filme parecer melhor do que é verdadeiramente mesmo assim :p