quarta-feira, abril 30, 2008

"I need the old Blade Runner. I need your magic"




Há certos filmes que, quando vistos numa sala de cinema, são uma experiência verdadeiramente mágica. Filmes que estimulam tanto a vista como o coração, que crescem e penetram no espectador quando vistos naquele grande ecrã.
Ver "Blade Runner" numa sala de cinema foi, de facto, uma experiência espectacular. Das melhores que jamais tive (juntamente com o "The Fountain", "Citizen Kane", e "Os Sete Samurais", entre outros). Vi-o pela primeira vez num VHS de qualidade duvidosa, na versão Director's Cut, e adorei. Agora, visto numa sala de cinema, adoro-o ainda mais. Não ficou um filme melhor (não notei assim tantas mudanças, neste "The Final Cut"), apenas o experienciei de forma diferente. E apercebo-me agora, mais que nunca, da forma incrível como a sua qualidade perdurou ao longo do tempo. Continua uma Obra-Prima.
E será, para sempre, uma Obra-Prima. Jamais haverá algo igual. Jamais será um filme esquecido... jamais será como "todos aqueles momentos, perdidos no tempo... como lágrimas na chuva" (dos melhores momentos cinematográficos que jamais vi até hoje).
Uma experiência simplesmente espectacular, e é inadmíssivel que exista apenas UMA cópia para todo o país.

8 comentários:

Anónimo disse...

Uma cópia como... ? Para a salas todas?!? Não estou a perceber...

Gonçalo Trindade disse...

O filme estreou apenas numa única sala... existe apenas uma cópia para todo o país. É um exclusivo UCI, e irá estrear primeiro em Lisboa (onde está actualmente), e depois no Porto. Ou seja... o filme está em apenas numa única sala, para todo o país. Por agora está no El Corte Inglês (tal como disse... numa única sala).

Até choca...

Juom disse...

Por acaso apanhei-o numa estadia breve em Lisboa, e ver isto no grande ecrã é uma experiência fabulosa. E eu nem sou fã de Ridley Scott, mas este filme é verdadeiramente fenomenal :-)

Gonçalo Trindade disse...

O Scott ultimamente tem perdido o rumo... já fez filmes muito bons (Thelma and Louise, Alien...), mas ultimamente já não me cativa (aquele Kingdom of Heaven... mas atenção, que ainda não vi o American Gangster).

Blade Runner é mesmo o grande filme dele. Um dos meus favoritos :).

Anime Land disse...

Foi uma experiencia única, não foi?
Um grande filme. Pena que só encontrei o blue-ray à venda e não o DVD.

Abraço Gonçalo

Gonçalo Trindade disse...

Foi mesmo. E tu viste-o logo pela primeira vez num cinema! Foste logo atingido em cheio pela grandiosidade da coisa :).

O DVD ainda não comprei, mas é uma compra que, mais cedo ou mais tarde, é inevitável...

Um abraço João

Loot disse...

Finalmente já o fui ver é um experiência extraordinária vê-lo em cinema.

Agora tenhod e ir rever a versão que tenho em k7 que tem diferenças nomeadamente o final.

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Ahh, deves ter o Original Cut. Apenas vi este final cut e o director's cut. Gostava de ver os outros, nem que seja pelo voice-over. Mas isto visto no cinema realmente é espectacular nao é? É mesmo inadmissivel que so tenham lançado uma cópia...

Um abraço!