quarta-feira, abril 23, 2008

Ficção-Científica no seu melhor



"Ghost in the Shell" é considerado um clássico da animação japonesa (a anime). Foi, de facto, um dos filmes que mais ajudou a espalhar o fenómeno pelo mundo, ajudando a criar uma legião de fãs a este particular estilo de arte. Mas "Ghost in the Shell", de Mamoru Oshii (que também realizou "Avalon" um daqueles filmes que podemos chamar de "falhanço honrado e interessante") é, não só um clássico do anime, como também um clássico da Ficção-Científica cinematográfica. De facto, as suas personagens bem construídas e as suas ideias (filosóficas, como os japoneses bem nos habituaram) aliados a um estilo visual espectacular (pareceu-me por vezes bastante inspirado no "Blade Runner"... e é óbvio que "The Matrix" retirou daqui muita inspiração) criam uma obra verdadeiramente única e espectacular. Até me atrevo a dizer que é uma Obra-Prima (é que o raio do filme é mesmo bom!). Todo o universo criado é fabuloso, mas é a sua alma (as personagens, as ideias contidas na história, toda a trama...) que fazem de "Ghost in the Shell" um verdadeiro clássico. Datado de 1995, foi lançado nos Estados Unidos em 1996 nos cinemas, numa tentativa de captar a atenção das pessoas para o anime. Nos cinemas foi um pequeno fracasso, mas em DVD ganhou uma legião de fãs.

Além do filme, existe ainda a série (o filme e a série decorrem no mesmo universo, mas têm histórias diferentes... ou seja, é perfeitamente possível apreciar o filme sem ver a série (tal como eu fiz), tal como é perfeitamente possível apreciar a série sem ver o filme (ou filmes, já que existe uma sequela...)), que dura já há alguns anos e que tem um sucesso internacional enorme (por cá passou não há muito tempo na Sic Radical).

"Ghost in the Shell" é um clássico do cinema de Ficção-Científica, e deve ser visto como tal. E cimentou ainda mais a minha admiração pela arte que é o anime.

É simplesmente Ficção-Científica no seu melhor.

8 comentários:

Loot disse...

Tenho de o rever, quero ver a versão original :)

E sim o Manga/Anime é um mundo mesmo muito interessante. Eu conheço pouco e esse pouco já é delirante.

abraço

Gonçalo Trindade disse...

Eu por acaso vi na versão original, mas já me disseram que a dobragem americana nem é muito má (é um caso aparte, portanto...).

É um mundo fascinante, mas também conheço pouco (VIVA EXCEL SAGA! VIVA! Desculpa não resisti...). Agora vou tentar mergulhar um pouco mais... alugar o Metropolis (inspirado no filme de ficção cientifica dos anos 30) e o Akira (já viste? Tenho expectativas algo altas para esse, mas nem sei grande coisa sobre a história...). É mesmo uma arte espectacular.

C. disse...

Vi os 2 filmes, acho-os fabulosos!

Gonçalo Trindade disse...

O segundo filme vou ver em breve. Se for tão bom como o primeiro... é do mesmo realizador, só isso já me faz ter expectativas relativamente altas. Não é qualquer um que faz um filme destes...

Loot disse...

As dobragens americanas que vi de animés estavam todas bastante boas, mas gosto sempre de ver o original.

O Akira é genial, aconselho vivamente. O Manga é que é mais completo, como é normal num filme ele tem um tempo limite, mas vale a pena dar uma vista de olhos aos 2.

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Dobragens de anime nunca gostei muito... há por aì algumas boas, mas noto sempre algo de errado nas vozes americanas. Prefiro sempre ver o original, mais pelo facto de querer ver a obra tal como foi feita originalmente do que propriamente da qualidade das dobragens.
Por isso é que detestaria se por cá os filmes começassem a sair dobrados como em Espanha, por exemplo (filmes de animação tudo bem, mas além disso...).

Vou alugar o Akira em breve, e já aumentaste assim um bocadito as minhas expectativas... enfim, já é considerado um clássico. Se gostar, depois dou uma olhadela à manga.

Anime Land disse...

Bem, agora que já foste apresentado ao universo de Ghost in the Shell, a única coisa que posso dizer é: Welcome to the Net (não consegui resistir, desculpa :) ).

Concordo contigo sobre o que disseste na tua critica em relação às personagens. No que toca a anime, a Motoko Kusanagi a.k.a. Major é uma das melhores personagens alguma vez criadas em todos os aspectos.

abraços Gonçalo

Gonçalo Trindade disse...

Agora a ver se dou uma olhadela à série... já me andaste a mostrar umas coisitas e do que vi realmente pareceu-me muito bom. Qualquer dia ainda compro os DVDs... mas primeiro tenho de ver o segundo filme.

E a ver se arranjamos tempo para ir ver o Blade Runner!

Um grande abraço João