sexta-feira, setembro 05, 2008

Banalidade em 3D




"Viagem ao Centro da Terra em 3D" é não uma adaptação do clássico de Verne, mas uma história que roda à volta dessa mesma história. É, como o nome indica, um filme... a 3D.

Este foi o meu primeiro filme em 3D. O efeito é de facto bastante bom, sim. Mas em nada serve para compensar a falta de qualidade de uma obra assim. Brendan Fraser está em modo automático, o argumento é previsível e ridículo, os efeitos visuais são nada elaborados... este foi, pois, um filme feito obviamente com o objectivo de ser uma desculpa para o uso da tecnologia 3D, na tentativa de atrair público.

E o 3D é engraçado, sim... mas o seu uso aqui não é particularmente inovador, interessante, ou original. Há cenas que resultam muito bem (as piranhas) e cenas que resultam simplesmente mal (perseguição do T-Rex, sequência na mina). É curioso e... giro. Nada mais que isso.

O 3D não consegue aqui de facto elevar este filme péssimo a filme aceitável. Eleva-o apenas de filme péssimo... a filme mau.

Se nunca viram um filme em 3D, esperem por favor por outro filme que vos dê tal possibilidade. A tecnologia aqui nem é usada de forma particularmente original ou interessante. Não vale a pena.


Se tivessem feito isto com o "Speed Racer" é que tinha sido algo de outro mundo...

4 comentários:

Luís A. disse...

o fraser, só tem feito porcaria desde a múmia...salve-se o Crash

Gonçalo Trindade disse...

E é pena, que acho que ele até podia ir bem mais longe... agoa vai estrear cá o The Air I Breathe, a ver se nesse ele faz um papel mais... construtivo.

Athena disse...

Se isto não fosse um blog bom e sério eu diria apenas "meu rico dinheirinho" mas como é... Penso que este filme foi apenas mais uma versão do clássico "Viagem ao Centro da Terra" só que ligeiramente mais sofisticada(com a tal tecnologia 3D e com telemóveis 3G que tocam no centro da Terra, por exemplo).. Definitivamente o livro é muito mais rico a todos os niveis mas talvez também existam poucos realizadores capazes de transferir essa qualidade para um filme apenas com pouco mais de hora e meia de duração.

Gonçalo Trindade disse...

Olha que o facto de isto ser um blog bom e sério é discutível :p...

Os telemóveis que funcionam no centro da Terra são, de facto, uma nova tecnologia que em breve será divulgada ao público. Isso ou uma parte deste filme espantosamente estúpida...

O livro ainda não li, mas de facto o maior valor deste filme é o de fazer boa publicidade ao livro. Talvez o leia em breve.

Creio que o filme foi desde o início idealizado à volta desta ideia do 3D... talvez se tivessem arranjado outro realizador e se tivessem debruçado em fazer um filme mais sério o resultado fosse melhor. Porque isto é mesmo dispensável e como eu bem disse à saída da sala de cinema: "ESTE FILME É ESTÚPIDO!!".