terça-feira, agosto 19, 2008

Cinema puro



Wall-E é não só um dos melhores filmes do ano, como também o melhor filme da Pixar, e o melhor filme de animação digital que o mundo já viu... e, possivelmente, um dos melhores filmes de animação que jamais foram feitos. E ponto final.

A Pixar tem aqui o seu filme mais ambicioso e mais único. De facto, Wall-E é um filme nada comum... o diálogo é pouco, e a história é contada acima de tudo pelas (maravilhosas) imagens que passam no ecrã. Isto é, pois, Cinema em estado puro e cru. Uma fábula intemporal (nesse sentido, herdeira do espírito Disney), que comove e toca o espectador com a sua inocência e, acima de tudo, a sua magia.

Em Wall-E a Pixar tem simplesmente a melhor personagem que jamais criou. O robô é... bem, é adorável. É a representação de um espírito inocente e humano em corpo de robô que apenas quer amar e ser amado. Cada movimento, cada som de Wall-E é perfeito a criação da personagem, e é impossível ao espectador não sentir um forte ligação com esta personagem que, ao longo de todo o filme, apenas diz praticamente o seu nome e o da sua amada (EVE) em pequenos sons robóticos.

Visualmente é, como seria de esperar, espectacular. O melhor que a Pixar fez até agora. É uma verdadeira pérola visual, nas suas personagens (espectacularmente bem criados, os robôs) e no seu mundo (uma Terra deserta e coberta em lixo).

E existe a moral, a mensagem do filme. Porque, no final de contas, o mundo que vemos em Wall-E pode estar mais perto do que desejaríamos. A importância do filme é inegável, não só em termos artísticos, mas também em termos de relevância política e social. E é talvez nessa dimensão que o filme mais surpreende.


Wall-E é mágico. É um filme repleto de uma inocência, uma magia como apenas a Pixar sabe fazer. Como muito raramente se vê no Cinema. É intemporal, uma verdadeira fábula para miúdos e graúdos.

É, simplesmente, Cinema na sua mais bela das formas.

3 comentários:

P.R disse...

Boas, gostava de te lançar um desafio: o Take a Break está neste momento à procura de um novo colaborador e eu acho que serias uma excelente candidata. O que te parece? Tem mais informações no blog!

Contamos contigo ;)

Gonçalo Trindade disse...

O take a Break sempre foi de facto um dos meus blogues predilectos... talvez participe :)

P.R disse...

Boa!

Ficamos então à espera da tua participação :)