sábado, julho 19, 2008

Os Músicos de Manchester



"Joy Division", de Grant Gee, é um notável documentário sobre aquela que foi uma das mais influentes (e, na minha opinião, melhores) bandas dos anos 80. Entrevistando os membros que restam da banda (que formaram depois os também muito conhecidos "New Order"), revisitar a cidade que viu a banda nascer (Mancheste dos anos 70), mostrar o percurso da banda, Gee cria um documentário com um verdadeiro pode emocional e narrativo. De facto, toda a influência e toda a qualidade dos Joy Division é aqui revelada, num documentário que mostra não só a banda em si, mas também a sua relevência social... de facto, "Joy Division" é não só sobre a banda que dá o título ao filme, mas também sobre a própria indústria musical da altura, e na forma como a banda se contextualizava dentro da mesma.

Não idolatra, apenas humaniza (tal como "Control"... de facto, este documentário e o filme de Corbijn complementam-se), informa... tudo isso de forma perfeita, visualmente (é um estilo único dentro do género) e sonoramente (ouvir aquelas músicas no cinema...) impressionante. É um documentário talvez tão importante como a banda em si. Imperdível não só para os fãs da banda, mas também para os fãs de música em geral. Ou seja, é para todos. E mostra, de facto, que o legado dos Joy Division se mantém (digam lá se aquele momento com a intersecção entre os New Order e os Joy Division não comove...).


É o melhor documentário que jamais poderiam ser feito sobre os Joy Division, e um exemplo a seguir para os filmes do género.

3 comentários:

Loot disse...

espero que se aguente mais uns tempos no Cinema par apoder ver, porque agora não vou negar o próximo é o Dark Knight :D

Anónimo disse...

I'm back! ;)

Gonçalo Trindade disse...

Loot: comigo é o mesmo. Na quinta-feira tou lá caído :D. Espero, no mínimo, um bom filme. Nenhuma obra-prima.. apenas um bom filme.

The Nader: E ainda bem! Desde Abril, creio, que naovia nada no teu blogue. Bem-vindo de volta :)