sábado, março 29, 2008

Filmes subvalorizados I


Existem vários filmes que eu pessoalmente adoro (ou apenas gosto bastante) mas que são de forma gerark considerados como maus filmes tanto pela crítica como pelo público. Achei que podia começa esta pequenita rubrica (e eu que nem sou muito de rubricas, mas enfim) em que falaria desses mesmos filmes.

E o filme que inaugura esta rubrica é... "Hulk", de Ang Lee.
Baseado na famosa série de comics, esta é, quanto a mim, das melhores adaptações de BD que o cinema já viu. Ang Lee foi ambicioso ao ponto de, além de usar a fabulosa técnica spiltscreen de forma frequente mas controlada (dando assim ao filme um ar mais... enfim, mais à la comic), elevar a história a um interessante drama sobre personagens multidimensionais e um herói que... enfim, que na realidade não é nenhum herói. Apenas fica grande e verde quande se zanga... e os problemas que isso lhe traz...
De facto, parece-me que a grande razão pela qual o público e a crítica não gostaram do filme deve-se a isso mesmo: este não é o comum filme-pipoca. De facto, "Hulk" não tem sequer assim tantas cenas de acção, nem humor idiota, nem personagens unidimensionais. Os efeitos visuais são fabulosos, sim, mas isso deve-se ao facto de serem mais realistas que propriamente espectaculares (ainda que aquela batalha final... espectacular), já que Hulk está fabulosamente bem criado. As expressões faciais (belos close-ups de Ang Lee), os movimentos... Hulk aqui aaba por ser encarado como uma personagem, e não apenas como um meio de usar CGI de alta tecnologia.
O elenco é fabuloso (mas sejamos honestos, um filme com Jennifer Connely é à partida logo um bom filme...), e Eric Bana foi um Bruce Banner excelente.

Mas o filme não fez assim tanto dinheiro, a critica e o público não gostaram muito... e por isso mesmo agora reiniciaram a saga com um novo filme que reúne uma nova equipa e dá um novo olhar à história (trailer? Aqui!). Yap. O Hulk voltou. E tem um penteado novo. Muito anos 80.
Quanto a mim, só me apetece gritar "Volta, Ang Lee! Volta!".
Mas enfim... eu adoro "Hulk". O resto do mundo é que não.

11 comentários:

Fábio Carvalho disse...

Eu até gostei do primeiro, apesar de não o ter ido ver ao cinema, mas este está a deixar água na boca. Até porque gosto bastante do actor pricipal.

Gonçalo Trindade disse...

Este não me está a ganhar grande interesse. Gosto do Edward Norton (e quem não gosta?) e acho que vai ser um bom Bruce Banner, mas todo o filme parece-me tão... banal, não sei. Tão típico filme-pipoca. Veremos, com sorte estou enganado.

Cataclismo Cerebral disse...

Gostei razoavelmente do Hulk e Ang Lee e apreciei o trabalho do elenco. Achei fascinante a imersão no lado trágico da personagem, que mais parecia ser própria de um drama teatral. A nova versão não me diz nada, nem mesmo o facto de contar com o excelente Edward Norton (não o consigo ver no papel, acho que é um erro de casting; peço desculpa aos fãs do actor).

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

"Achei fascinante a imersão no lado trágico da personagem, que mais parecia ser própria de um drama teatral."

Foi exactamente isso que mais me agradou no filme. O Ed Norton talvez até se safe e acho que se vai sair bem (ainda que não seja propriamente "fã" dele...), mas realmente no geral o filme não me interessa muito...

Um abraço!

Loot disse...

Talvez não partilhe do memso entusiasmo, mas concordo com os pontos que salientas. O filme de Lee foi uma forma da abordar o Hulk muito interessante partindo mais para o lado dramático em vez de simplesmente nos trazer uma besta verde a dizer "Hulk esmaga" e a partir tudo.
Gostei do spiltscreen que dá como dizes uma ar mais comic ao filme.
O Eric Bana está muito bem na pele de Bruce Banner, a Jennifer connely é simplesmente uma das mulheres mais lindas do mundo e que por acaso é muito boa actriz :)
Sobre os efeitos acho que há uma cena em que focam a cara do Hulk e dá para ver barba, estava um espetáculo.

Já agora a personagem do Hulk foi influenciada pelo Frankenstein e penso que as semelhanças se notam é no fundo o monstro incompreendido e temido.

Gosto muito do Edward Norton é um excelente actor e dúvido que seja por sua causa que o filme falhe, no entanto o trailer não me agradou, mas é esperar para ver...

Gonçalo Trindade disse...

Concordo plenamente, particularmente sobre a Jennifer Connely... apesar me atrever de dizer que ela é mesmo uma excelente actriz. Ainda há pouco tempo revi o House of Sand and Fog e já me tinha esquecido do fabulosa que ela estava nesse filme. E aquela beleza dela... das mais belas do mundo, sem duvida.

Não sabia que a personagem do Hulk tinha sido influenciada pelo Frankenstein... mas realmente faz perfeito sentido, tal como bem explicas. Que curioso, nunca tinha feito a associação...

Eu também gosto do Ed Norton, mas acho que nem ele vai salvar este filme (nem ele nem o William Hurt...). O trailer não me impressionou em nada. Parece-me muito... banal. E não gosto muito do novo design do Hulk.

Loot disse...

É verdade fala-se muito no Norton mas há William Hurt e há Tim Roth. Para mim o Bana não é melhor actor que o Norton, mas ele estava muito bem e a substituição era desnecessária, mas eles querem "cortar" com o filme do ang lee em tudo e cortaram.
Visualmente também prefiro o Hulk antigo criado pela empresa do Lucas acho???

Sobre a Jennifer Connely também revi o filme há pouco tempo e saiu no fimd e semana passado com o DN. Ela é incrível, tem tudo, está excelente no papel e depois é lindíssima e as cenas mais sensuais ganham outra dimensão com ela :P

Gonçalo Trindade disse...

Acho que o Bana tinha o aspecto e a presença necessária para a personagem... o Norton vai ser um Banner diferente. Provavelmente bom, mas diferente. Preferia o do Bana. Tal como preferia que simplesmente tivessem mantido toda a equipa, mas enfim...

Não sei bem quem criou o Hulk para o filme do Ang Lee... mas agora fiquei curioso, vou investigar :p...

Revi o House of Sand and Fog mesmo por causa disso, porque saiu com o DN. Realmente aquelas cenas sensuais dela estavam fabulosas :p... e a interpretação dela está óptima, pois... (mas aquela mulher realmente... ui ui...).

C. disse...

Também não o acho muito mau, mas prefiro, de longe, outras obras de Ang Lee e outros filmes baseados em comics.

Cataclismo Cerebral disse...

Deixa-me só fazer a correcção ao meu comentário: "Gostei razoavelmente do Hulk de Ang Lee..." Assim é que é...

Gonçalo Trindade disse...

Blues: Também prefiro outras obras de Ang Lee, mas em termos de filmes baseados em comics, acho que este é mesmo um dos melhores. É claro que não chega, por exemplo, aos calcanhares de um Batman de Tim Burton... mas mesmo assim, acho que é mesmo dos melhores.

Cataclismo: Correcção feita entao ;). Percebi logo, mas pode haver por aì gente que ficou a pensar que só gostavas razoavelmente de Ang Lee :p.

Um abraço a ambos!