domingo, março 02, 2008

Perfeição



Provavelmente (quase de certeza...) será o melhor filme do ano. E possivelmente dos melhores filmes que jamais vi. Perfeito em todos os aspectos, transcendente em todos os aspectos. Por vezes pareceu-me que era como se Kubrick tivesse voltado à vida para fazer um último filme, uma última obra-prima... e este é o maior elogio que posso fazer a Paul Thomas Anderson. E Daniel Day-Lewis é... simplesmente incrível. Um estudo incrivel da natureza humana, da religião, da obcessão de um homem... de tudo, de tudo. Porque isto é um TUDO. Isto é CINEMA.


"I DRINK YOUR MILKSHAKE! I DRINK IT UP!"

12 comentários:

Luís A. disse...

é cinema do mais puro e verdadeiro que vi nos ultimos tempos. A cena do milkshake é um clássico instantaneo. Genial!Só mesmo vindo da mente do PT Anderson

Loot disse...

Vamos lá ver que o ano ainda vai no inicio, e ainda há muito filme por vir.

Mas estava agora mesmo a rever no blog do Luís um bocado da cena final e toda aquela cena do princípio ao fim é excepcional, vai ser difícil superar um final daqueles.

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Luís: Essa cena é incrível, tal como tantas outras ( o discurso do "I hate most people", a cena da explosão de petróleo, o início do filme...). É um filme absolutament perfeito e incrível. Um dos melhores que já vi.

Loot: É um dos melhore finais que jamais vi... de longe o melhor final para o filme. Acho mesmo que vai ser o melhor do ano. Gostei mesmo, mesmo, mesmo, mesmo MUITO. Não me parece que haja outro filme a superá-lo este ano, pelo menos para mim. Mas se houver... ainda melhor :D! Estou curioso para saber o que achaste do filme... vais fazer um comentário sobre ele no teu blogue em breve?

E tu faz o mesmo Luís... gostava de ver uma análise tua ao filme.

Um abraço aos dois!

Loot disse...

Sim estou a tentar escrever qualquer coisa sobre os filmes que tenho visto no cinema, não sei é se conseguirei escrever algo para breve.

Mesmo assim posso já adiantar-te que apesar de ter gostado do filme não o considero o melhor de PT Anderson. Adoro todos os filmes que vi dele, o Boogie Nights e o magnolia e até mesmo o Punch Drunk Love que dentro do género comédia romãntica foi a melhor coisa que vi.
Mas também é complicado comparar filmes tão distintos e isso é bom, é bom ver que depois dos geniais Magnolia e Boogie Nights, PT Anderson fez algo completamente diferente e muito bom com punch Drunk love, e agora voltou a repetir o feito com There Will be Blood.

abraço

Gonçalo Trindade disse...

Até detesto admitir isto, mas do PT Anderson tinha apenas visto o Punch Drunk Love... e gostei muito, considero-o um filme subvalorizado. Este There Will be Bloos parece-me difícil de superar, mas o Magnolia bem é considerado "o melhor filme dos anos 90"... e o Boogie Nights também é considerado uma obra-prima. Tenho mesmo de os ver. Realmente, pelo que vejo da obra dele, este There Will be Blood é verdadeiramente diferente de tudo aquilo que ele fez antes. E ainda bem... revela ambição. Nesse sentido, lembra-me um bocado o Aronofsky...

Abraço!

Loot disse...

Podes não gostar tanto como deste mas de certeza que os vais adoras.
Boogie Nights e MAgnolia são dos meus filmes favoritos dos anos 90, aliás, dos meus filmes favoritos ponto final. (Suponho que a lista seja grande não os ando a enumerar ;) ).

Curioso que menciones Aronofsky, pois para mim estes dois realizadores são dos mais promissores. Acredito que no futuro falarão deles como hoje falamos de um David Cronemberg ou de um David Lynch.

Abraço

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Impressora e Multifuncional, I hope you enjoy. The address is http://impressora-multifuncional.blogspot.com. A hug.

Luís A. disse...

concordo em absoluto com o loot: boogie nights e magnolia são dois filmes essenciais dos anos 90's, e que quando descobrires gonçalo, vais ficar a pensar: " mas por que raio é que eu não vi isto antes! ":)

quanto à crítica do There Will Be Blood, confesso : não me atrevo a escrevê-la enquanto não rever essa obra genial...

um abraço

Isabela disse...

Obra de arte. Hollywood voltando a seus bons filmes, de bom roteiro, atuação e direção. E não só comercio!

Gonçalo Trindade disse...

Loot: Plenamente de acordo. O Aronofsky e o Anderson são mesmo dos mais promissores a talentosos da actualidade... nem que seja pelo facto de se atreverem a ir onde hoje em dia mais ninguém se atreve. E tenho mesmo de ver esses dois...

Luís: É muito provável que venha a pensar isso :p. São dois filmes que já me escapam há demasiado tempo...
Eu também vou mesmo ter de o rever antes de pensar sequer em fazer uma crítica ou em falar dele de forma mais específica... é imenso, imenso...

Béu: É sempre tão bom ver que existem realizadores hoje em dia que fazem filmes apenas pelo puro prazer de fazer um filme, de explorar uma arte. Deus nos valha PT Anderson, Aronofsky, Lynch...

Um grande abraço a todos!

Anónimo disse...

É sem dúvida o melhor filme do ano até agora!

Gonçalo Trindade disse...

Sem dúvida. Dos que vi até agora, de longe o melhor.