domingo, novembro 18, 2007

O Poeta do Som/Imagens




Se existe um filme que demonstra verdadeiramente a forma como Gus Van Sant consegue pegar em imagens em movimento (ou não), e a partir delas fazer algo de uma inegável vaga de sentimentos e de uma melancolia profunda... esse filme é "Paranoid Park". Com esta obra, Van Sant leva o seu fabuloso controlo do som e da imagem a um novo nível. Tal controlo já tinha sido mostrado nos seus anteriores filmes (particularmente com "Elephant")... mas desta vez, Van Sant atingiu verdadeiramente um novo patamar. O uso do som e das imagens (seja de um duche em que a câmara-lenta e o ensurdecedor barulho de fundo mostram o desespero da personagem principal, ou de jovens a andar de skate com um sorriso na face) são apenas instrumentos que Van Sant usa para nos colocar dentro da mente e do coração da sua personagem principal. Neste caso, Alex Tremain, um jovem que se vê envolvido na morte acidental de um segurança. Os sentimentos de culpa de tal acto aliados o isolamento típico da juventude são mostrados de forma perfeita por Van Sant, que sabe como ninguém captar a essência de uma juventude/geração. Nunca vemos Alex chorar. Nunca o vemos numa explosão de fúria ou de dor. Porque, num adolescente, o mais importante é sempre aquilo que não vemos... o interior, não a superfície. Porque existe sempre algo mais para um jovem nesta fase da vida. Algo mais que a guerra do Iraque, algo mais que as aulas de biologia... existe (como chega a dizer Alex) "um universo de cenas superiores". E apenas Van Sant consegue recriar de forma magnífica os conturbados sentimentos da adolescência... apenas ele nos consegue convidar a olhar para o verdadeiro interior das suas personagens, símbolos de uma geração, de uma juventude. Um dos filmes do ano (mas aviso já para nao ficarem à espera de algo melhor que "Elephant"!). Visualmente maravilhoso (é espectacular o que este homem fez com os skaters... e o Van Sant aliado ao Christopher Doyle...) e emocionalmente poderosíssimo.

Este filme voi visionado na última sessão do European Film Festival. Um festival que, segundo me informaram, não verificou grande afluência por parte do público. Algo compreensível, devido aos problemas de organização, à falta de pulicidade, e à falta de interesse que a imprensa revelou pelo festival. Já para não falar do espaço... aquela placa a dizer que a entrada era interdita a menores de 18 anis deve ter assustado muito boa gente (enfim... eu lá tive de entrar por uma entrada lateral, que dava acesso directo á sala...).
Pessoalmente, desejo verdadeiramente uma nova edição deste festival no próximo ano. Que se mantenha a qualidade da selecção de obras... e que se melhore a organização do festival (eu nem tenho razões de queixa, mas por mais de duas ou três vezes modificaram à última da hora a programação).
Se no próximo ano houver uma seguna edição... lá estarei.

7 comentários:

Anónimo disse...

Estou completamente ansiosa por este filme desde que soube que ele existia. Adorei o Last Days e gosto bastante de outros filmes anteriores do Van Sant por isso a expectativa é muita.
Já falta pouco para estrear em sala :)

Luís A. disse...

realmente, pelo que dizes este paranoid park já é um must see. então se estiver ao nível de elephant, teremos obra-prima...

abraço cinéfilo

Cataclismo Cerebral disse...

Cá esperamos ansiosos por este filme!!!

Loot disse...

Junto-me aos que espera por este filme, também gosto muito do seu trabalho.
Infelizmente fui dos que não pude ir ao festival :(

Gonçalo Trindade disse...

H: Considero este melhor que o Last Days (que foi um magnifico filme, sem dúvida). E yep, está quase a estrear. Já só falta pouco mais de uma semana... e a partir de agora vamos ter só grandes filmes em cartaz. O novo do Wes Anderson, do mester Kr-Wai...

Luís: Prefiro um pouco o Elephant, apenas porque a história base desse teve em mim maior impacto... mas a realização, fotografia (Christopher Doyle!), etc etc é melhor em Paranoid Park. Creio que o Van Sant atingiu verdadeiramente um novo patamar com este filme. Sem dúvida um dos filmes do ano.

Cataclismo: E ainda bem, que o filme bem o merece :)

Loot: Também só lá consegui ir ver este e o Redacted. O festival no geral é óptimo, mas aquela localização não dava muito jeito... Uma pena... Queria ter ido mesmo ver o Youth Without Youth, que ainda nem tem estreia marcada no nosso país...

Um grande abraço a todos!

Loot disse...

Depois de ler os vossos comentários fiquei a pensar em qual seria o meu favoritos de Van Sant, hoje responderia "My own private idaho", claro que noutro dia a resposta poderia ser outra, mas depois de ler este post deu-me uma enorme vontade de o rever.

E o vosso?

Gonçalo Trindade disse...

O meu favorito dele é mesmo o "Elephant". É um filme simplesmente incrível, que mesmo hoje me consegue comover e fazer reflectir sobre o mundo que me rodeia.