quinta-feira, janeiro 15, 2009

Desilusão



O Estranho Caso de Benjamin Button é um filme enormemente desiquilibrado, uma obra menor de David Fincher. Em duas horas e quarenta minutos de filme, a primeira hora é interessante; a segunda hora é desinteressante e nada mais que uma tentativa de criar uma qualquer fábula, com várias personagens atiradas para a história sem que tenham grande interesse e um romance mal criado e desenvolvido (Pitt e Blanchett não têm muito que fazer no geral); e os últimos quarenta minutos são fabulosos e emocionalmente poderosíssimos. Está obviamente bem filmado, ainda que visualmente não seja particularmente original (mas aqueles efeitos de enveçhecimento e rejuvenescimento...). Tecnicamente bem conseguido, sem dúvida.

Mas apesar de momentos lindíssimos, Fincher não tem mão para a história, e o resultado é, como já disse, um filme terrivelmente desiquilibrado.

Ou seja... O Estranho Caso de Benjamin Button não é necessariamente um filme mau (e não é, de facto). Apenas se encontra bem longe do que seria de esperar. Filme menor de um realizador dotado.

Mas realmente tem ali uns belíssimos quarenta minutos...

Crítica propriamente dita aqui.

4 comentários:

Cláudia Oliveira disse...

Tenho que discordar. Achei este filme maravilhosamente equilibrado, recheado de bons momentos, e acredito que Fincher teve sobre ele um total controlo do inicio ao fim. Sinceramente nada tenho a dizer de "mal" - para mim tudo foi perfeito.

Filipe Machado disse...

Ainda não vi o filme, mas tenho lido muito sobre o mesmo. Parece-me que na generalidade as opiniões são divididas. De qualquer modo, David Fincher é incapaz de fazer um mau filme, estou convicto que realizou uma grande obra. A ver vamos... :)

Já agora, quero dar a conhecer o meu recém-criado blog sobre cinema (http://additionalcamera@blogspot.com). Sou um amador por estas andanças, mas se lhe interessar o conteúdo do meu sítio, gostaria de receber o seu apoio para divulgá-lo, nomeadamente através da colocação de um link no blog que administra. Colocarei também o seu endereço na minha rubrica “Additional Cameras”.

O meu muito obrigado pela sua atenção!

Sem outro assunto de momento, desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro!

Filipe Machado


P.S. – Participe na sondagem "Melhor James Bond com Sean Connery" até ao dia 31 de Janeiro 2009, em http://additionalcamera@blogspot.com.

Gonçalo Trindade disse...

Cláudia: Fico contente que outros tenham visto no filme aquilo que eu queria ter visto. Pessoalmente, acho-o de certa forma até um filme falhado... mas enfim, são gostos :p.

Filipe: Ele realmente é incapaz de fazer maus filmes... mas dos filmes dele, este é dos que mais perto chegou :p. Mas não é um mau filme, de forma alguma. Apenas não está tão longe disso quanto seria de esperar...

Já ali coloquei o teu blogue na barra lateral. Bem merece a divulgação :)

Abraço a ambos

C. disse...

Estranha crítica a tua, andas para a frente e para trás a cada parágrafo que escreves. Mas dá para perceber que não te tocou. Quanto a mim, estou em absoluto desacordo! ;)