sexta-feira, janeiro 11, 2008

Aquela idade

Imagem de "O Castelo Andante", um filme que é todo ele sobre a perda dos medos infantis e a chegada à maturidade



Faço hoje 18 anos. Discutivelmente, podemos afirmar que essa é a primeira grande idade na vida de alguém. Legalmente, pelo menos. Já posso ser preso, casar-me, e tirar a cartade condução. Vá-se lá saber porquê, não planeio fazer nada disso em breve, por isso mantém-se tudo igual. Mas sinto-me ligeiramente mais velho, e agora posso entrar naqueles tais filmes para maiores de 18 que raramente aparecem nas nossas salas. Ah, e estou mais perto dos 20.

E recebi aqui a bela colecção Tarkovsky da Midas, e irei agora finalmente conhecer aquele que é um dos mais únicos cineastasda Sétima Arte. Só por isso, o dia de hoje já é importante.
E voilá... sou maior de idade. E cinematograficamente mais culto, em breve.


8 comentários:

Loot disse...

Muitos Parabéns!!!

Questiono-me onde andam esses tais filmes para maiores de 18 anos? Acho que no cinema nunca vi nenhum.
Mas consegui ver o entrevista com Vampiro que era para maiores de 16 quando tinha 11 ou 12 anos :P

Grande Abraço

Anónimo disse...

Parabéns meu caro gonch!
É uma idade importante mas importa é que faças dela algo realmente diferente, de preferência bom!
E que vejas muitos filmes, com todas as classificações, de preferência com qualidade :)

C. disse...

18 anos! Muitos Parabéns! Mas, como diz a Helena, o importante é a atitude :)

Gonçalo Trindade disse...

Loot: Muito obrigado :) Por acaso o único filme para maiores de 18 que me lembro de ver nas nossas salas foi o Freddy VS Jason (filme mauzinho, mauzinho...). O único filme para maiores de 16 que vi num cinema quando não tinha idade... curiosamente, curiosamente, agora só me lembrio do Night Watch... e nesse não nos queriam deixar entrar, teve de lá ir uma mãe de um colega meu tomar responsabilidade por quaisquer problemas que eventualmente pudéssemos vir a dar :P. Mas uma situação que me lembro bem foi quando o The Ring II (outro filme mauzinho, mauzinho...) estava no cinema, eu e mais alguns amigos meus tentámos ir ver... mas pediram-no a nossa identificação e não nos deixaram entrar. Resultado? Acabámos por ir ver o Robots... que é o completo oposto do The Ring II. E bem melhor, já agora.

H: Obrigado, cara etrusca :). Concordo contigo: está nas minhas mãos fazer dela a melhor idade possível. E obrigado, garanto-te que mais filmes hei-de ver certamente... só pelos Tarkovsky que aqui tenho :P

Blues: Sem dúvida. Sou eu que faço a idade, e não ela que me faz a mim. Aproveitarei ao máximo estes meus 18 anitos :)

Um grande abraço a todos!

Carlos Pereira disse...

Parabéns Gonçalo ;)

Por acaso entrei muitas vezes em filmes para maiores de 16 e de 18 sem ter idade (e não, não tinha nenhum b.i. falso...). Além disso, qualquer um pode ter livre acesso aos filmes no mercado de dvd, sem nenhuma dessas restrições.

Que tenhas uns excelentes 18 anos, cheios de filmes e de prazer cinéfilo.

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Obrigado, Carlos :)

Curiosamente, não me lembro de ter ido ver ao cinema muitos desses filmes... em dvd via-os bastante (é como dizes, não existem restrições... e valha-nos os clubes de vídeo!), mas em cinema... o que me vem mais agora à cabeça é o Kill Bill vol.2 (que foi uma bela experiência num cinema, das melhores que já tive... mas o Tarantino é o Tarantino...). Agora sempre que aparecer um filme para maiores de 18 num cinema, irei vê-lo nem que seja para orgulhosamente exibir o facto de já ser maior de idade :p.

Um abraço!

Cataclismo Cerebral disse...

Muitos Parabéns! Sei que estão atrasados, mas aqui vão na mesma ;)

Quanto a entrar em filmes para maiores de 18 sendo menor de idade, lembro-me do Lolita (de Adrian Lyne) e Eyes Wide Shut. Estava com receio que me impedissem de os ver, mas lá consegui pôr os pés nas salas.

Que tenhas muitos mais anos de bom cinema, é tudo o que desejo!

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Muito obrigado, Cataclismo :).

E seu grande sortudo. Nunca tive a sorte de ver um filme do Kubrick numa sala de cinema. Invejo os que tiveram esse privilégio...

Um abraço!