sábado, fevereiro 28, 2009

Slumdog Millionaire




É de uma gigantesca profundidade? Não. É espantosamente original? Não. Consegue evitar um certo grau de foleirice (que se perdoa bem) nas linhas de diálogo finais? Não. É uma Obra-Prima? Não.

Mas é optimista, sonhador, bem realizado, energético, por vezes de tom negro na forma como efectivamente mostra uma determinada realidade social, com bons jovens actores, boa banda-sonora e consegue tocar o espectador e pôr-lhe um enorme sorriso na cara.

Dos três filmes nomeados ao Óscar de Melhor Filme que vi (este, Benjamin Button e The Reader), Slumdog Millionaire é a meu ver o que de longe mais merecia o prémio. E, felizmente, o que o recebeu (juro que se o Benjamin tivesse ganho teria partido o ecrã da TV).

Não é um filme perfeito, não é um filme de génio, mas é optimista, sonhador, inocente. Óptimo trabalho de Boyle, num filme que me conseguiu pôr um sorriso estúpido na cara, um sorriso daqueles que só aparecem quando se fica realmente feliz por vermos num ecrã gigante coisas boas acontecerem a personagens de ficção de que gostamos muito.

Slumdog Millionaire é bom. É muito bom.

E não digo nada sobre a crítica do Luís Miguel Oliveira porque se o fizesse o João Lopes ainda fazia um "A crítica e as suas merdas (5000)". E essa sua demanda em tom condescendente e repetitivo já me irritou o suficiente. Eu até sou leitor do Sound+Vision... mas haja paciência.

terça-feira, fevereiro 24, 2009

"You commie, homo-loving sons-of-guns"

















Não vi ainda "Milk", tal como não vi ainda "The Wrestler". Acredito que ambas as interpretações sejam espectaculares, tanto a de Penn como a de Rourke, mas o segundo devia ter ganho o Óscar por uma simples razão: Sean Penn voltará certamente àquele palco; Rourke provavelmente não. A carreira de Penn é estável e louvável, a de Rourke é deprimente e o reflexo de um actor que se perdeu algures para apenas agora voltar a ser recuperado. Muito bem lhe teria feito este Óscar. Penn certamente dará muitas mais grandes interpretações... tal é mais duvidável no caso de Rourke, não pelo talento do actor, mas antes pelas oportunidades que lhe são dadas.

Foi a minha desilusão da noite. De resto, de surpreendente talvez apenas o facto de "Valsa com Bashir" não ter ganho, sendo o prémio antes entregue ao relativamente desconhecido "Departures". "Slumdog Millionaire" foi, como muito se esperava, o vencedor. Tal como Ledger, Cruz, e Winslet (o seu discurso foi facilmente dos mais belos da noite). Jackman esteve bem, mas subaproveitado. O homem é, além de um óptimo actor (The Fountain), um óptimo entertainer.

A surpresa que mais desejava apesar de saber ser impossível? O Óscar de Melhor Realizador para Van Sant teria feito a minha noite. Teria mesmo, mesmo feito a minha noite. Enfim, talvez fique para a próxima, quando este voltar a fazer um filme mais mainstream daqueles que a Academia gosta de premiar. Se for sobre homossexuais, política, ou a degradação de um qualquer país estrangeiro, terá o Óscar ganho.

Os Óscares valem pelo espectáculo (e o deste ano teve realmente belos momentos... mas, como já disse, deviam ter dado mais tempo de antena a Jackman) e pelo prazer de ver ocasionalmente artistas de que realmente se gosta a receberem um prémio desta dimensão. Mas acho curioso que, mesmo sem ter visto grande parte dos nomeados e sem ter uma ideia definida sobre a sua qualidade como obras cinematográficas, acerte sempre nas categorias mais importantes.

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Top 2008

Muito atrasado, e com enormes falhas (muitos filmes que não vi...), mas cá está ele:


11 - Joy Division
10 - The Happening
9 - Sweeney Todd

8 - REC

7 - Atonement

6- The Dark Knight
5 - Wall-E

4 - Speed Racer
3 - Into the Wild
2 - Hunger



1 - Haverá Sangue


Muitos filmes ficaram por ver... mas como não quero pôr aqui o Top em Junho ou por volta disso...