sábado, fevereiro 28, 2009

Slumdog Millionaire




É de uma gigantesca profundidade? Não. É espantosamente original? Não. Consegue evitar um certo grau de foleirice (que se perdoa bem) nas linhas de diálogo finais? Não. É uma Obra-Prima? Não.

Mas é optimista, sonhador, bem realizado, energético, por vezes de tom negro na forma como efectivamente mostra uma determinada realidade social, com bons jovens actores, boa banda-sonora e consegue tocar o espectador e pôr-lhe um enorme sorriso na cara.

Dos três filmes nomeados ao Óscar de Melhor Filme que vi (este, Benjamin Button e The Reader), Slumdog Millionaire é a meu ver o que de longe mais merecia o prémio. E, felizmente, o que o recebeu (juro que se o Benjamin tivesse ganho teria partido o ecrã da TV).

Não é um filme perfeito, não é um filme de génio, mas é optimista, sonhador, inocente. Óptimo trabalho de Boyle, num filme que me conseguiu pôr um sorriso estúpido na cara, um sorriso daqueles que só aparecem quando se fica realmente feliz por vermos num ecrã gigante coisas boas acontecerem a personagens de ficção de que gostamos muito.

Slumdog Millionaire é bom. É muito bom.

E não digo nada sobre a crítica do Luís Miguel Oliveira porque se o fizesse o João Lopes ainda fazia um "A crítica e as suas merdas (5000)". E essa sua demanda em tom condescendente e repetitivo já me irritou o suficiente. Eu até sou leitor do Sound+Vision... mas haja paciência.

2 comentários:

C. disse...

Em completo desacordo. Primeiro porque gosto muito de Benjamin Button, depois porque fui ver finalmente ontem o Slumdog e não gostei de praticamente nada. Não me deixou com sorriso nenhum, incomodou-me até a forma como tudo é contado de forma leviana e a roçar o irritante.
E mesmo que lhe quisessem dar dar o Oscar de Melhor Filme (enfim), o Oscar de Melhor Realizador ou Banda Sonora foram "roubos" descarados.

Gonçalo Trindade disse...

O de melhor realizador devia ter ido para o Van Sant... acho-o um dos melhores realizadores americanos em actividade, e é um prémio já merecido (o Elephant! O Elephant!!). Mas enfim, o Boyle já tinha esse ganho.
Banda-sonora concordo e acho que apesar de o Slumdog ter uma bela OST, a do Wall-E pareceu-me bem superior. O Thomas Newman é um compositor notável. E também teria dado o Óscar à música do Peter Gabriel, da qual gosto muito. Mas enfim... é a Slumdog Fever...