quarta-feira, dezembro 19, 2007

Joker(s)


Dois actores diferentes em dois universos diferentes a interpretarem a mesma personagem. Diga-se a mesma apenas em nome e aspecto. Enquanto que o Joker de Nicholson, do universo de Burton, era mais colorido, repleto de humor negro e ainda assim absolutamente louco, o de Ledger, do universo de Nolan, parece manter algum do humor, mas é menos colorido e mais realista.

A interpretação de Nicholson é fabulosa. A de Ledger... parece ir no mesmo caminho. Detestei "Batman Begins" e no geral não aprecio o cinema de Christopher Nolan... mas este "The Dark Knight" irá valer nem que seja pela abordagem de Ledger a uma excelente personagem.

O trailer da sequela de "Batman Begins" pode ser visto aqui.

11 comentários:

Anónimo disse...

Pois eu gostei de Batman Begins (e de outras obras do Nolan, nomeadamente Memento)... e Heath Ledger é sem dúvida um acrescento de peso para me motivar para The Dark Knight. E nunca seja de mais realçar o excelente actor que dá vida a Batman: Christian Bale. Um grande, grande actor que passa muito despercebido...

Gonçalo Trindade disse...

O Batman de Bale não me cativa particularmente (apesar de ele ser um dos melhores actores da sua geração... um verdadeiro camaleão da Sétima Arte, que num dia pode ser um psicopata musculado, e no dia seguinte pode ser um atormentado que se fosse mais magro desaaparecia), e curiosamente este novo filme parece ser mais sobre o Joker do que qualquer outra personagem. Talvez seja apenas um truque publicitário para tentar vender a personagem ao público (muitos fãs não ficaram satisfeitos quando souberam que Ledger iria ser o novo Joker...) mas tenho o palpite que o Joker vai roubar o espectáculo às outras personagens.

Pessoalmente, espero bem que sim. É basicamente isso o que mais me atrai no filme. A história de Begins pareceu-me do mais banal possível (tanto talento desperdiçado) e o Nolan simplesmente não sabe fimar uma cena de acção. Apesar de, pelos minutos revelados recentemente do filme, a sua câmara parece mais estável desta vez... a ver vamos. Se não fosse o Joker, provavelmente afastava-me deste filme.

Cataclismo Cerebral disse...

No geral,a saga Batman nunca me fascinou por aí além (excepto o Batman Returns, que acho fabuloso por ser um "baile de máscaras e de monstros"). Mas confesso que este tomo está-me a começar a despertar alguma curiosidade, não só pelo talento do realizador, mas pelo impacto das imagens que tenho visto (são muito carismáticas). Em relação ao elenco, acho-o bastante bom. Ah, o Memento é um grande filme ;)

Abraço

Loot disse...

Pois é há muita gente que não gostava nada da ideia do Ledger a interpretar este papel, algo que a mim sempre me pareceu uma escolha genial.
Agora essas opiniões já estão a mudar, alguns bedéfilos não gostam de este Joker ter maquilhagem em vez de um bom banho químico, mas isso são mais críticas à escolha do realizador do que propriamente ao Ledger.
Eu pessoalmente acho que é uma escolha que faz sentido dentro do universo do batman de Nolan.

Eu gosto do Batman de Christian Bale tem uma aura negra muito agradável e como já disseram é um actor formidável um verdadeiro David Bowie do cinema (para não repetir camaleão :P).
Mas penso que quase todo o elenco destes filmes é de louvar, temos um Gary Oldman como Gordon (outro camaleão soberbo, Michael Caine como Alfred, e Morgam Freeman como Lucius Fox. No elenco tenho de dar parabéns ao Nolan.

Gonçalo Trindade disse...

Cataclismo: Creio que está provado cientificamente que eu sou o único no planeta que não gostou do Memento :P. O cinema do Nolan nunca me cativou muito (apesar de ainda não ter visto o The Prestige, do qual já ouvi diversas e variadas opiniões). O Batman Returns é a minha adaptação favorita de um comic jamais feita. Considero-o como uma obra-prima da Sétima Arte (e o primeiro Batman nao lhe fica muito atrás!). Mas depois dos filmes do Burton foi sempre a descer... enfim, talvez este The Dark Knight venha trazer uma mudança. Batman é um herói que merece muito mais.

Loot: Eu próprio não soube exactamente o que pensar quando anunciaram a escolha... mas achei que o beníficio da dúvida devia ser dade. E, de facto, este Joker parece fabuloso. A decisão de usar maquilhagem é quanto a mim BRILHANTE, e creio que se adequa na perfeição (e como bem dizes) ao universo que o Nolan está a criar. Batman Begins não me cativou... talvez este o faça.

O elenco é sem dúvida espectacular. E isso é algo que, goste-se ou não de Begins, ninguém tira a Nolan: o mérito de ter conseguido enfiar todos estes actores extremamente talentosos num filme deste género (leia-se, blockbuster). Espero bem que esse elenco seja ainda mais aproveitado em The Dark Knight... porque em Begins... pois, não gosto mesmo nada do filme :p
Mas este The Dark Knight começa a atrair-me.

Loot disse...

Batman Returns é magnífico,consegue ter um penguin arrepiante e a gata é, é (suspiro):)
E eu gosto do Batman de Michael Keaton.
Enfim Tim burton em grande como sempre

Sobre Begins concordo, o Gary Oldman por exemplo foi pouco aproveitado, podia ter sido muito mais usado, se leres o ano um a BD divide-se entre ele e o Batman e há cenas entre os dois que são formidáveis.
Acho que a segunda parte do begins já a tender mais para o final poderia estar melhor, aquelas cenas de acção às vezes tornam-se aborrecidas. E aquela criança a dizer que o batman é o seu herói também custou engolir. Mas no geral eu até gostei (mas espero mais e melhor neste dark knight)

Sobre o memento não és o único que eu conheço que não gostam, mas acho que não gostam por outras razões, segundo me lembro não tiveram paciência para ver o filme por ser ao contrário duvido que tenha sido esse o teu caso ;)

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

A gata é... enfim, é aquela gata. E mesmo agora a Michelle Pfeiffer continua a ser uma mulher... enfim, uma mulher... pois, acho que *suspiro* diz tudo :D
E o Tim Burton é sem dúvida um cineasta brilhante. Mal posso esperar pelo Sweeney Todd, que ainda demora (só dia 31 de Janeiro...).

O Gary Oldman ultimamente tem entrado em sagas em que é mal aproveitado... já nos filmes do Potter foi a mesma coisa. Espero que o Nolan o saiba aproveitar devidamente neste filme.
Curiosamente, a razão pela qual detestei Begins foi mesmo por causa da segunda parte. A primeira emplogou-me, com um Liam Neeson fabuloso, e um Batman mais humano e complexo. Mas a segunda parte não soube aproveitar a primeira, e o filme simplesmente banalizou-se.

Por acaso também já tinha ouvido falar de gente que não conseguiu ver o Memento por falta de paciência... são casos à parte. O Memento é um filme que pede mais que o filme comum ao espectador. Os que não tiveram paciência para o ver é que ficaram a perder... é um filme que deve ser visto por todos. Eu, pessoalmente, não o aprecio, mas não consigo deixar de admirar a forma como o Nolan conseguiu estruturar a história daquela forma (pena é que essa mesma história não seja grande coisa...). Lembro-me que, quando o vi, o meu cérebro não parou um segundo, a tentar absorver todas as informações que eram reveladas, a encaixar na minha mente as pelas do puzzle. Tenho mesmo de o rever.

Um abraço!

Loot disse...

Não resisti e já vi aqueles 6 minutos iniciais do "The Dark Knight" que andam a circular na net, gostei muito tem um toque de "Heat" e o Joker mantém a sua classe.

Gonçalo Trindade disse...

Também não resisti e também gostei. E não sei portuê noto ali um certo controle que o Nolan não tinha no Begins... pelo menos desta vez durante a cena de acção a câmara não tremis como se estivesse a ter um enfarte :p!

C. disse...

Quando se falou de Heath Ledger para o papel de Joker não gostei da ideia. Mas com as primeiras imagens admito que me possa ter enganado. Sempre gostei mais dos vilões do que dos heróis neste tipo de filmes e acho que vem aí um grande vilão!

Gonçalo Trindade disse...

Eu também estava um pouco céptico, mas o Ledger até agora convenceu-me. Também gosto muito dos vilões neste tipo de filmes... principalmente os do Batman (quem não se lembra do Pinguin de DeVito ou da Catwoman da Michelle?). E este parece que não vai desiludir.

Um abraço!