sábado, maio 12, 2007

Bernardo Sassetti, dia 18 de Maio, em Faro




O grande Bernardo Sassetti (de quem eu fiquei fã, após ter visionado o magnífico "Alice) irá, num concerto em que também comemora o 10º aniversário do seu trio (Sassetti no piano, Carlos Barreto no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria), estrear em Faro a sua última composição musical, "Suite Para Dom Roberto", numa encomenda do Cineclube de Faro.

O concerto em questão será dia 18 de Maio, na 6ª feira, no Teatro das Figuras (Teatro Municipal de Faro), pelas 21h30.

Mais informações aqui http://www.cineclubefaro.com/web/programacao/default.asp?p=e&s=3f&d=05&yr=2007.

Tomei conhecimento deste concerto pelo comentário colocado pelo cineclube de faro no blog http://imagensperdidas.blogs.sapo.pt, na crítica feita a "Spider-Man 3".

Transcrevo aqui aquilo que foi colocado neste blog:

"Desculpe a intrusão, mas é o “desespero” a falar :-) a comunicação social dita respeitável não nos liga muito... e dado o seu interesse pelo tema...

enfim, fica a informação!

obrigado.
a direcção do CCF"

A direcção coloca de seguida no comentário a informação que eu coloquei no início deste post.

Mais uma vez, vê-se de facto o interesse da comunicação social pela arte portuguesa. Situações destas irritam-me. Toda a gente sabe do concerto da Beyoncé, mas não se fala do Bernardo Sassetti, um dos grandes artistas que o nosso país tem (o homem fez a banda-sonora do "Alice", pelo amor de Deus! Além das suas outras obras, é claro).

Esta comunicação social realmente de respeitável não tem grande coisa. O desinteresse da imprensa pela arte nacional (e internacional...) é algo que acaba, eventualmente, por ser reflectido no povo português, que continua a ir ao cinema ver qualquer coisa desde que não seja um filme português, e faz o mesmo com a música. Por estas e por outras, as bandas portuguesas e os artistas portugueses de que mais se fala são as Floribelas, os Dzrt, e os 4taste (mas será que nem sequer conseguem arranjar nomes de jeito para estas bandas?!). Têm mais publicidade, claro (e a culpa também é da juventude portuguesa, que não tem uma mentalidade aberta o suficiente para tentar ouvir coisas que não estejam na... "moda"... apesar de podermos afirmar que esta mentalidade é também ela própria fruto do desinteresse da imprensa do qual já falei).
Enfim... situãções destas irritam-me profundamente.


E raios quem me dera viver perto de Faro!

9 comentários:

cineclube de faro disse...

fiquei completamente derretida por este seu post.

muito obrigado!

só não lhe enviámos a si o mesmo 'comentário intrusivo' porque não tinhamos conhecimento do seu blog (salvo erro, mandámos para tantos...).

mas agora não nos escapa mais!

gratos, a sério.

anabela moutinho

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Gonçalo Trindade disse...

Foi um enorme prazer. A impensa não dá o devido valor a estes tipos de iniciativas/eventos.

Um abraço, e boa sorte para o concerto!

(Nota: o comentário de cima fui eu acidentalmente, ao ter entado numa outra conta... isto de partilhar o mesmo computador com várias pessoas é complicado :p)

C. disse...

Tal como a imprensa não se intromete nas programações das instituições, teatros, cinemas, cineclubes, etc... não vejo qual o motivo para estes se "intrometerem" na agenda da comunicação social.

O papel dos gabinetes de imprensa dessas instituições é publicitar os seus programas, mas a escolha editorial é/pertence a cada meio de comunicação social.

A imprensa "dita responsável" só o é se não tiver critérios editioriais?

Gonçalo Trindade disse...

O meu grande problema é que me parece que essa tal imprensa não dá o devido valor a estes tipos de espectáculos. Não quero dizer que as instituições de artes se deviam meter com a escolha editorial desta tal imprensa, mas creio que esta mesma imprensa deveria (de vontade própria, obviamente) dar mais relevância a este tipo de espectáculos. Creio que isto é uma consequência do facto de o povo português não apreciar (leia-se, "não se ralar") com a arte e os artistas portugueses.

Não tenho direito nenhum de obrigar a imprensa a dar mais importância a este tipo de espectáculos, mas creio honestamente que ela o deveria fazer.

C. disse...

Já pensaste que os jornalistas estão sujeitos a uma lógica de empresa? O que rende é o futebol, a política e a economia. O resto, e muito infelizmente, é quase paisagem.

Gonçalo Trindade disse...

Mas creio que talvez se a imprensa divulgasse mais este tipo de eventos, insistisse um pouco mais neles, talvez a mentalidade do povo português começasse a mudar um pouco. Talvez ganhassem curiosidade por este tipo de eventos, dada a relevância que estes estariam a ter.

Mas tens razão. O que rende é a política, o futebol, a economia... mas talvez se existisse, digamos, qualquer grupo de imprensa que se atrevesse a sacrificar o lucro para dar mais relevância a estes eventos, a sacrificar o ganho económico de forma a tentar abrir um pouco a mente do povo português... talvez assim as coisas começassem a mudar. Mas o que dizes é algo em que eu devia ter pensado antes: a culpa não é propriamente dos jornalistas, mas antes do tipo de sociedade em que vivemos. Não tenho o direito de exigir o sacríficio mencionado acima a qualquer grupo de imprensa, mas creio que talvez se qualquer um desses grupos se atrevesse a fazer tal sacrifício... talvez as coisas mudassem.

C. disse...

Na sociedade de hoje "sacrificar o lucro" não existe...

Gonçalo Trindade disse...

Tem de começar a haver. Temos de tentar, pelo menos, mudar a mentalidade das pessoas.

Mas o que é que posso dizer? Sou um idealista...