quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Oh raios...




É complicado fazer boas trilogias. É complicado manter um constante a bom nível de qualidade ao longo de três filmes. É por isso que trilogias como as de "Star Wars" (a original, claro...), a de "The Matrix" (sim, eu gostei muito!), ou a de "Lord of the Rings" têm um enorme valor. E, mais recentemente, a trilogia de "The Bourne Identity/Supremacy/Ultimatum" tornou-se em mais uma dessas trilogias. Todos os três capítulos são de uma enorme qualidade... particularmente o terceiro, "The Bourne Ultimatum", que foi como receber uma injecção de adredalina directamente no coração (além também de ser a melhor parte de uma magnífica história sobre uma ambígua e complexa personagem). E fazer um quarto filme seria um erro. A história está terminada, foi um óptimo final para a saga... porquê fazer mais? Será que precisamos mesmo de mais perseguições e câmaras que simplesmente não sabem ficar quietas? Não, não precisamos. Mas a Universal discorda.

E segundo este artigo, os executivos da Universal, Marc Shmuger e David Linde, contrataram Greengrass e Damon para mais um capítulo.

"More recently, Shmuger and Linde landed Paul Greengrass and Matt Damon for a fourth "Bourne" movie, even though the director and star seemed ready to wrap it up after three pics."

Desnecessário, no mínimo. A trilogia já estava tão boa assim... porquê fazer mais? O que é que lhe vão fazer? Dar-lhe uma pancada na cabeça para ele perder novamente a memória? Se até o raio do homem diz no filme que já se lembra de tudo... enfim, questões comerciais acima das artísticas. Mas isto é tão, mas tão desnecessário... até acabaram o último filme com um excelente remix do "Extreme Ways" do Moby...

3 comentários:

Loot disse...

Ainda não vi o Ultimatum, mas se é de facto a conclusão da estória e se o faz tão bem como tenho ouvido não sei se a melhor ideia será a de criar mais um filme. Até porque que é de mais enjoa.

Loot disse...

Esqueci-me de dizer quando se fala em grandes trilogias tem de ser mencionado Star Wars :D

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Loot, nem acredito que me esqueci dessa! É uma blasfémia não mencionar a trilogia orginal Star Wars quando se fala em grandes trilogias... vou já remediar isso no post... realmente assim não pode ficar.

De resto, é tal como dizes... o que é de mais enjoa, e acho que três filmes é quantidade perfeita. Já não podem fazer muito mais com este estilo e com esta história... e creio mesmo que fazer um quarto filme é um erro. Mas a Universal... enfim...

Um grande abraço!