quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Exemplar a todos os níveis



"Atonement", de Joe Wright, é um filme em que todos os aspectos trabalham em sintonia de forma a criar uma maravilhosa experiência cinematográfica. As interpretações são todas elas magníficas (está bem, Keira Knightley... desta convenceste-me...), a fotografia é belíssima, a banda-sonora é original (belo uso da máquina de escrever, que acaba por no final ter uma forte ligação à história) e excelente... e há a realização de Joe Wright. E aqui Joe Wright revela uma sensibilidade, uma atenção aos pormenores, uma imaginação narrativa e visual notável (aquele plano contínuo, por exemplo). De facto, em "Atonement" existem momentos em que estamos perante verdadeira poesia em movimento. Momentos emocionalmente poderosíssimos (aquele twist...), visualmente maravilhosos... momentos que são simplesmente tudo aquilo que adoramos no cinema.

Tudo isto para dizer que "Atonement" é um magnífico filme (poderá vir a ser um dos melhores do ano), merecedor dos prémios e das nomeações aos Óscares que tem vindo a receber.

Falta-me agora ler o livro. Já me disseram que esta é uma adaptação péssima... e sim, acredito que talvez seja. Como adaptação pode ser péssimo, mas como filme é brilhante.
E Vanessa Redgrave está arrebatadora... mesmo com tão pouco tempo no ecrã, a sua prestação é simplesmente espectacular.

7 comentários:

Cataclismo Cerebral disse...

Estamos no mesmo barco. O filme revelou-se bem bem melhor do que aquilo que estava à espera. E sim, a Keira também não me entusiasmava enquanto actriz, mas aqui está a alto nível.

Abraço!

Gonçalo Trindade disse...

Também foi melhor do que aquilo que esperava. Estava já à espera de um bom filme, nem que seja pelos prémios que ganhou... mas assim tão bom simplesmente não esperava, e foi uma muito agradável surpresa. Saí verdadeiramente satisfeito (além de comovido) da sala de cinema.
A Keira e o James McAvoy estão mesmo a um alto nível... a Keira a mim convenceu-me finalmente, e o McAvoy foi também ele uma grande surpresa (quem diria... o fauno d'As Crónicas de Narnia...).

Uma abraço!

Loot disse...

Ás vezes as pessoas podem prender-se demasiado ao livro, eu gosto muito (e mesmo muito) mais do livro V for vendetta do que do filme e no entanto gostei do filme, claro que faltaram cenas míticas que estão na BD, mas gostei do livro.

Penso que com Atonement se possa passar o mesmo, o livro ser melhor mas isso não faz com que o filme tenha de ser mau.

Claro que como nem li o livro nem vi o filme isto é apenas um devaneio.
Sei é que gostei muito do trailer e deu-me muita vontade de ver este filme e fez-me descobrir que este livro que eu desconhecia existe.

Abraço

C. disse...

Que entusiasmo!

Gonçalo Trindade disse...

Loot: Concordo, e considero que um filme deve se visto não como adaptação (quer seja de um livro, de um videojogo...), mas antes apenas como filme. Os filmes do Harry Potter são más adaptações, mas até funcionam bem como filmes. O V for Vendetta é outro caso... também gosto muito mais da BD, mas acho que o filme é bastante bom.

Antes do filme também desconhecia o livro... aparentemente é muitíssimo bom (com uma história daquelas...), e quero ver se o compro em breve. Vai ver o filme ao cinema que vale bem a pena. Vale mesmo, mesmo a pena...

Blues: Gostei muito, muito :). Sei que o achas um filme um pouco desequilibrado, mas eu gostei mesmo muito... Saí extremamente satisfeito da sala de cinema. Foi uma bela surpresa.

Uma abraço a ambos!

asat disse...

Quero tanto ver este filme e ainda mais me ajudas... Não tarda sai de exibição e eu ainda não o vi :( Só perco este para ver o Sweeney Todd, esse sim, não pode faltar.

:)*

Gonçalo Trindade disse...

Este vale mesmo a pena, Buffy. Afasta-te é de mim, que já te contei partes da história :p. O Sweeney Todd também é importantíssimo... mas o There Will be Blood sai já esta quinta...

Bjks