sexta-feira, março 20, 2009

BD monumental, bom filme



Ora bem... não gostei de 300. Visualmente não é assim tão espectacular (tem um ou outro momento, sem dúvida), e a trama é, no mínimo, superficial. Não digo que se pudesse fazer muito mais com o material base (a BD funciona muito bem como BD, mas como filme...), mas, ainda assim, achei um filme fraco.

Ainda assim, dado o amor de Zack Snyder por Watchmen, e dado o facto de ser um realizador com uma interessante componente visual (ok, aquela batalha à-la-videojogo do 300 é realmente única...), talvez não existam muitos outros realizadores que pudessem ter feito uma boa adaptação de Watchmen. Por isso, não fui contra a sua escolha como realizador. De facto, foi até uma boa escolha. As expectativas para o filme eram, portanto, algo elevadas.

Indo directo ao assunto: Watchmen é das maiores obras literárias que já tive o prazer de ler. É incrível do início ao fim, absolutamente perfeita, e é provavelmente das maiores obras artísticas que verei até hoje. Nada mais a dizer.

Watchmen, o filme, já é outra história.

Fazer uma adaptação de uma... de uma "coisa" como esta BD não é tarefa fácil. A quantidade de história existente por trás de cada personagem, o próprio número de personagens... é uma tarefa difícil. E, no geral, os fãs podem ficar descansados (eu estou, pelo menos). A adaptação de Snyder é, pelo menos, minimamente fiel ao original. Há cenas que parecem saídas da BD, há músicas que quando ali aparecem mostram realmente um enorme amor ao material base, e há diálogos que encantam qualquer um que os leu na obra. E há The Comedian e Rorschach, que parecem saídos da BD directamente para o ecrã... simplesmente espectaculares (e o resto do elenco também não está nada mau).

Mas há personagens que infelizmente também não estão assim tão desenvolvidas, há gente supostamente normal a partir paredes e a fazer kung-fu, e há uma realização que se parece preocupada em apenas colocar ali todas as cenas do comic... colocá-las de forma inspirada, já é outra coisa que não parece ter importado muito a Snyder.

Há falhas de tom enormes, há um final apressado que não foi, de forma alguma, mostrado, realizado, ou interpretado da melhor forma... vale pela ambiguidade presente no comic, mas em termos visuais, em termos emocionais... tudo isso está perdido no filme. Mas há ali a ambiguidade moral... pelo menos isso.




É no geral uma boa adaptação. Tem realmente as suas falhas... mas talvez num filme desta duração (perto de três horas... soa muito, mas tendo em conta o material base...), não se pudesse fazer muito mais. E há o interesse comercial, claro. Homens e mulheres normais que partem paredes e fazem aqueles golpes de luta? Irreal, mas há que ali pôr mais cenas de acção. Enfim, é para apaziguar os adolescentes. A alma simples e humana das personagens está lá, mesmo que as cenas de acção não a transmitam... Mas são ainda assim boas de acção que, apesar de tudo, poderiam ter ido ainda mais contra o espírito das personagens. E o espírito visual está lá... com muitos toques à Zack Snyder, mas está lá.

Há cenas em Watchmen que são realmente muito boas. Há cenas em Watchmen que realmente poderiam ter sido melhores. Há coisas de Watchmen, o comic, que poderiam ter sido mais aproveitadas para Watchmen, o filme (digam o que disserem, sou da firme opinião de que o final do comic poderia ter sido muito facilmente melhor adaptado ao filme... e a realização deveria ter sido mais inspirada, mais calma, mais expressiva em determinadas alturas). Mas reconhece-se ali as personagens do comic. Sente-se ali muitas vezes o tom do comic. E, apesar das suas falhas, Watchmen é um bom filme. E uma boa adaptação.

Ah, e a banda-sonora é notável, e tem escolhas verdadeiramente brilhantes (perfeito uso da música de Phillip Glass e de Simon e Garfunkel, por exemplo). Mas por favor... aquela foi provavelmente a pior cena de sexo do cinema contemporâneo. Aquela música do Leonard Cohen numa cena daquelas? Enfim...

Watchmen, o filme, vale a pena ver numa sala de cinema. Watchmen, o comic, é o que é (a sério, é mesmo assim tão bom).

2 comentários:

Filipe Machado disse...

Concordo plenamente. Talvez a versão de 4h do filme venha colmatar algumas destas falhas. Oxalá algum dia tenhamos acesso a essa versão...

Gonçalo Trindade disse...

Sim, estou ansioso por ver essa versão. Dizem que vai sair no DVD... a ver vamos.