segunda-feira, janeiro 14, 2008

David e o iPhone

Será lançado em breve (ou se calhar até já foi lançado e eu é que não me mantenho informado...) o iPhone, o telemóvel da Apple. Esse belo dispositivo permitirá, entre outras coisas, ver filmes no telemóvel. Algo inovador, sem dúvida. Mas... que pensará o nosso David Lynch acerca disto? Ora vejamos...



Tenho a certeza que a Apple também te adora, David! Raios, este homem é mesmo um espectáculo...

Eu, pessoalmente, tenho de concordar. É claro que se estivermos num longo voo de três horas e desejarmos ver o Magnolia pela enésima vez... está bem, aceita-se. Apenas porque é a enésima vez. Mas um filme (qualquer filme, seja ele um drama ou uma comédia romântica) deve ser visto pela primeira vez em condições minimamente aceitáveis... condições essas que um simples ecrã de telemóvel não consegue providenciar.

E vocês, o que acham?

8 comentários:

C. disse...

Não sou tecnologia-freak. Nada me tira o prazer da salinha de cinema :)

Gonçalo Trindade disse...

Já somos dois. Ainda costumo ver filmes em VHS :P. Nada é melhor que uma sala de cinema... e parece que estão mesmo a exagerar desta vez. Vá lá... ver um filme num telemóvel? Isso é uma redução de toda a experiência... Um filme deve ser visto pela primeira vez em condições minimamente aceitáveis!

Loot disse...

Também concordo, não faz sentido ver um filme num telemóvel, música tudo bem agora filmes????

Imagina um Star Wars num telemóvel aquela primeira imagem da Nave, pois deve causar grande impacto...

O cinema é sempre a melhor forma e como isso não é sempre possível temos o DVD e antes tinhamos com menos qualidade o VHS como dizes (eu também ainda vejo) mas mil vezes a qualidade de uma VHS numa TV do que excelente qualidade digital num telemóvel.

Gonçalo Trindade disse...

Plenamente de acordo. Esse exemplo do Star Wars ilustra bem o quão assustador isto é... O Lynch disse bem: ao vermos um filme num telemóvel, estamo-nos a enganar a nós mesmos. Ver um filme num telemóvel não é ver um filme, não e experimentá-lo. Qualquer filme foi feito para ver numa sala de cinema... ou então num DVD ou até em VHS (não consigo ver-me livre de alguns dos VHS que tenho cá por casa... demasiadad memórias). Um filme num telemóvel é simplesmente não fazer juz à experiência que deve ser ver um filme. Também prefiro mil vezes um VHS a um telemóvel. Estas novas tecnologias industrializam em demasia o cinema...

Unknown disse...

Porreiro pá.
Para mim, tudo o que o Lynch diz eu subscrevo com sangue.
Saudações,
VA

Gonçalo Trindade disse...

Normalmente também concordo com o que ele diz. Toda a forma tão indie e artística como ele encara o cinema é uma delicia para qualquer cinéfilo... e pode-se dizer o mesmo dos seus filmes (excepto a versão cortada do Dune...).
Saudações

Cataclismo Cerebral disse...

Pois, para mim a sala de cinema é fundamental. Como não sou grande adepto de novas tecnologias, nem sequer pondero essas novas hipóteses para visionar os filmes. Compreendo-te em relação aos VHS: também mantenho a minha colecção, não me consigo desfazer dela :( Muito dinheiro e tempo aplicado... E o peso da nostalgia é enorme.

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Eu agora até fico com medo destes novos formatos que andam a sair... ainda nem há assim tanto tempo mudei para o DVD, e jão vão mudar novamente? Enfim...
E é mesmo nostálgico... tenho aqui grandes filmes da minha infância, quer seja em originais ou gravados... como é que alguma vez me poderei ver livre disto? A qualidade nem é assim tão má...

Um abraço!