Manoj Nelliyattu Shyamalan, mais conhecido por M. Night Shyamalan, nasceu à 37 anos atrás. Ficou famoso pelo filme "O Sexto Sentido", pelo qual foi nomeado ao Óscar de Melhor Realizador. À medida que a sua carreira foi progredindo, o mesmo aconteceu à sua carreira, e os seus filmes foram, na minha opinião, sendo gradualmente melhores. A sua magífica Obra-Prima, "A Vila", é um filme que eu considero como um dos melhores da década. Uma obra de uma poesia arrebatadora, e que consegue estimular tanto o coração do espectador como a sua mente. Foi um filme odiado pela crítica americana (os críticos americanos têm mesmo de começar a ter uma mente mais aberta...), mas extremamente bem recebido pela crítica europeia. "Lady in the Water", o seu mais recente filme, pode não ser tão bom como "A Vila", mas é ainda assim um filme absolutamente magnífico, tendo sido uma das melhores obras a estrearem nas nossas salas no ano de 2006. Não posso afirmar que seja um filme "pior" que "A Vila". É, simplesmente, um filme diferente, que aborda um tema diferente de uma forma diferente. "A Vila" era uma história de amor com contornos de crítica social. "Lady in The Water" é uma fábula com contornos de crítica à natureza humana (nomeadamente, à nossa perda de inocência e da capacidade de simplesmente ACREDITAR).
O que de melhor se pode dizer de Shyamalan é isto: tem 37 anos, e fez ainda apenas 7 filmes... mas já é um dos mestres do cinema contemporâneo.
Deixo aqui ao lado uma pequena sondagem que creio ser adequada à ocasião.
segunda-feira, agosto 06, 2007
Parabéns, M. Night Shyamalan!
Publicada por Gonçalo Trindade à(s) 21:57
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
É um realizador que muito prezo. Nunca esquecerei a surpresa que o Sexto Sentido me causou, quando o vi no cinema. No entanto, e como já deves saber, A Vila é o seu melhor filme, na minha opinião. Tem tanta coisa interessante "lá dentro" e com um significado tão perturbante. Shyamalan é um génio absoluto!
Abraço
Não poderia concordar mais. Também considero A Vila como a sua grande obra-prima. Shyamalan é, sem dúvida, um génio.
Abraço!
De Shyamalan falta-me ver o Unbreakable mas, entre os outros títulos, fico em dúvida entre Signs e The Village. Fiquei um tudo nada desiludido com Lady in the Water mas concordo quando dizes que é um dos grandes talentos do cinema actual.
Acho que o Signs, o The Village e o Lady in the Water são os três melhores filmes dele. O Lady in the Water creio que é, talvez, o filme que mais foge á regra do tipo de filmes que ele normalmente faz. É um filme diferente do normal (na filmografia do Shyamalan)... consigo perceber perfeitamente essa desilusão. Só não percebo quando vejo por aì pessoas a dizer que o Lady in the Water é o "WORST MOVIE EVER MADE!!!"...
Enviar um comentário