quarta-feira, agosto 27, 2008

Começou



Começou a 65ª edição do Festivel de Veneza. De entre todos os filmes em competição, dois deles em particular sigo com muita atenção: "The Wrestler", de Darren Aronofsky; e "Ponyo on the Cliff", de Hayao Miyazaki. Dois filmes que muito anseio. Estou extremamente curioso para ver que recepção recebem neste festival.

sábado, agosto 23, 2008

Eu já me fartei...



Mas é que já me fartei mesmo... Este novo "capítulo" é apenas símbolo daquilo que já todos nós sabemos: o pobre do George Lucas nada mais sabe fazer que espremer dinheiro das sagas que o fizeram famoso. Muito bem, realizou esta trilogia de prequelas... o episódio I foi mau, o episódio II até apreciável, e o episódio III foi de facto excelente. Nada há mais a contar. Nada há mais a acrescentar à história. Foram seis filmes. SEIS. Ao longo de... sei lá, trinta anos. TRINTA. Creio que está na altura de pôr um ponto final.

Mas não... mais um "capítulo" à saga da minha infância que via e revia em VHS com seis anos. Mais uma tentativa desesperada do criador para espremer dinheiro do que resta da sua criação. Isto... uma série de televisão...

Mas este post é desnecessário. Devo estar errado. The Clone Wars está em terceiro lugar no box office americano. Dará provavelmente bastante lucro (ainda que não saiba o orçamento do filme... deve ser pouco imagino... pelo menos do que se vê do filme é o que parece...), e os fãs parece que vão ver ao cinema este novo"capítulo".

Mas eu sou um fã. E não vou ver este filme ao cinema.

Porque, muito sinceramente, já não me ralo com o que é que raio aconteceu há muito tempo atrás nessa galáxia distante.

É que já nem é o John Williams a fazer a banda-sonora pelo amor de Deus!!

quinta-feira, agosto 21, 2008

Heróis






Ouro para Nélson Évora, Prata para Vanessa Fernandes, e 4º lugar para Gustavo Lima (que desistiu... farto, e com razão imagino).

Foram os melhores, mas outros obteram belas classificações... e outros foram ali parece que mesmo só para passear...

Certamente farei um post com o mesmo título nos Jogos Paraolímpicos. Certamente com mais fotos.

terça-feira, agosto 19, 2008

Cinema puro



Wall-E é não só um dos melhores filmes do ano, como também o melhor filme da Pixar, e o melhor filme de animação digital que o mundo já viu... e, possivelmente, um dos melhores filmes de animação que jamais foram feitos. E ponto final.

A Pixar tem aqui o seu filme mais ambicioso e mais único. De facto, Wall-E é um filme nada comum... o diálogo é pouco, e a história é contada acima de tudo pelas (maravilhosas) imagens que passam no ecrã. Isto é, pois, Cinema em estado puro e cru. Uma fábula intemporal (nesse sentido, herdeira do espírito Disney), que comove e toca o espectador com a sua inocência e, acima de tudo, a sua magia.

Em Wall-E a Pixar tem simplesmente a melhor personagem que jamais criou. O robô é... bem, é adorável. É a representação de um espírito inocente e humano em corpo de robô que apenas quer amar e ser amado. Cada movimento, cada som de Wall-E é perfeito a criação da personagem, e é impossível ao espectador não sentir um forte ligação com esta personagem que, ao longo de todo o filme, apenas diz praticamente o seu nome e o da sua amada (EVE) em pequenos sons robóticos.

Visualmente é, como seria de esperar, espectacular. O melhor que a Pixar fez até agora. É uma verdadeira pérola visual, nas suas personagens (espectacularmente bem criados, os robôs) e no seu mundo (uma Terra deserta e coberta em lixo).

E existe a moral, a mensagem do filme. Porque, no final de contas, o mundo que vemos em Wall-E pode estar mais perto do que desejaríamos. A importância do filme é inegável, não só em termos artísticos, mas também em termos de relevância política e social. E é talvez nessa dimensão que o filme mais surpreende.


Wall-E é mágico. É um filme repleto de uma inocência, uma magia como apenas a Pixar sabe fazer. Como muito raramente se vê no Cinema. É intemporal, uma verdadeira fábula para miúdos e graúdos.

É, simplesmente, Cinema na sua mais bela das formas.

segunda-feira, agosto 18, 2008

A minha segunda casa

Shadowplay.

Um local onde colaborarei na escrita sobre a minha outra arte predilecta: música.

Espero ver-vos lá.

sexta-feira, agosto 01, 2008

Férias!

Vou agora para o mais paradisíaco destino que alguém jamais poderia desejar... sim, vou para o Algarve. Estarei incontactável, afastado da civilização (leia-se, sem net). Volto daqui a duas semanas.

Por isso, até breve, e bons filmes!