sábado, março 29, 2008

Filmes subvalorizados I


Existem vários filmes que eu pessoalmente adoro (ou apenas gosto bastante) mas que são de forma gerark considerados como maus filmes tanto pela crítica como pelo público. Achei que podia começa esta pequenita rubrica (e eu que nem sou muito de rubricas, mas enfim) em que falaria desses mesmos filmes.

E o filme que inaugura esta rubrica é... "Hulk", de Ang Lee.
Baseado na famosa série de comics, esta é, quanto a mim, das melhores adaptações de BD que o cinema já viu. Ang Lee foi ambicioso ao ponto de, além de usar a fabulosa técnica spiltscreen de forma frequente mas controlada (dando assim ao filme um ar mais... enfim, mais à la comic), elevar a história a um interessante drama sobre personagens multidimensionais e um herói que... enfim, que na realidade não é nenhum herói. Apenas fica grande e verde quande se zanga... e os problemas que isso lhe traz...
De facto, parece-me que a grande razão pela qual o público e a crítica não gostaram do filme deve-se a isso mesmo: este não é o comum filme-pipoca. De facto, "Hulk" não tem sequer assim tantas cenas de acção, nem humor idiota, nem personagens unidimensionais. Os efeitos visuais são fabulosos, sim, mas isso deve-se ao facto de serem mais realistas que propriamente espectaculares (ainda que aquela batalha final... espectacular), já que Hulk está fabulosamente bem criado. As expressões faciais (belos close-ups de Ang Lee), os movimentos... Hulk aqui aaba por ser encarado como uma personagem, e não apenas como um meio de usar CGI de alta tecnologia.
O elenco é fabuloso (mas sejamos honestos, um filme com Jennifer Connely é à partida logo um bom filme...), e Eric Bana foi um Bruce Banner excelente.

Mas o filme não fez assim tanto dinheiro, a critica e o público não gostaram muito... e por isso mesmo agora reiniciaram a saga com um novo filme que reúne uma nova equipa e dá um novo olhar à história (trailer? Aqui!). Yap. O Hulk voltou. E tem um penteado novo. Muito anos 80.
Quanto a mim, só me apetece gritar "Volta, Ang Lee! Volta!".
Mas enfim... eu adoro "Hulk". O resto do mundo é que não.

domingo, março 02, 2008

Perfeição



Provavelmente (quase de certeza...) será o melhor filme do ano. E possivelmente dos melhores filmes que jamais vi. Perfeito em todos os aspectos, transcendente em todos os aspectos. Por vezes pareceu-me que era como se Kubrick tivesse voltado à vida para fazer um último filme, uma última obra-prima... e este é o maior elogio que posso fazer a Paul Thomas Anderson. E Daniel Day-Lewis é... simplesmente incrível. Um estudo incrivel da natureza humana, da religião, da obcessão de um homem... de tudo, de tudo. Porque isto é um TUDO. Isto é CINEMA.


"I DRINK YOUR MILKSHAKE! I DRINK IT UP!"